Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
15/08/2018 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Mais saúde: Dicas importantes no preparo dos alimentos

Qual a melhor forma de preparar os grãos antes de consumi-los? Arroz integral, aveia, chia, quinoa, feijão e lentilha. Todos saudáveis com muitos nutrientes. Certo? Não é bem assim que acontece, pois existe um ponto muito importante no modo de preparo...

Qual a melhor forma de preparar os grãos antes de consumi-los? Arroz integral, aveia, chia, quinoa, feijão e lentilha. Todos saudáveis com muitos nutrientes. Certo? Não é bem assim que acontece, pois existe um ponto muito importante no modo de preparo antes de consumi-los. Os grãos, todos eles, possuem uma quantidade de ácido fítico, uma substância que se liga ao cálcio, ao ferro, ao magnésio, ao zinco e a vários outros nutrientes, bloqueando a absorção desses pelo corpo, então é necessário fazer um processo de fermentação para neutralizar a ação desses antinutrientes deixando-os de molho por 20 horas na água morna ou quente. Essa fermentação solta bolhas e gases. OBS: Sempre descarte a água na qual as sementes e os grãos ficaram de molho, pois nela estão contidas as substâncias que desejamos eliminar.
\r\nVocê sabia que as castanhas ou sementes também deixadas de molho têm mais nutrientes do que aquela castanha ou semente que não foi deixado de molho? A dica então é cobrir com água e colocar um pouquinho de sal e deixar de molho por pelo menos 8 horas. Escorrer e secar no forno por 10 minutos em temperatura mínima. No máximo 60 graus.
\r\nQual panela utilizar? O tipo de panela que cozinhamos e como preparamos os alimentos é crucial para a preservação de alguns nutrientes e para minimizar a contaminação tóxica. A melhor panela para você utilizar na cozinha é a panela de cerâmica e a panela de vidro. Evite panelas de alumínio e antiaderentes.
\r\nQual a melhor colher para usar na cozinha a colher de pau, a colher de silicone ou a colher de bambu? A colher de bambu é de material 100% ecológico. Como suas fibras não apresentam poros, não há acúmulo de resíduos e, pelo baixo atrito, não permite que partículas de metal se soltem das panelas enquanto mexe o alimento.
\r\nO uso frequente de microondas pode prejudicar nosso organismo? Sim. Uma das constatações seria de que ele altera o funcionamento adequado da célula no organismo, além disso, há perda dos nutrientes, por causa da vibração das moléculas e também há estudos que indicam a formação de toxinas.
\r\nPorque usar a cúrcuma nas preparações da comida? Parece só tempero, mas vai muito, além disso. A cúrcuma long, tem um poder antinflamatório, anticancerígeno, antisséptico e antioxidante, que ajuda a combater os efeitos nocivos do excesso de radicais livres no organismo. O consumo de cúrcuma associada à pimenta do reino ou gengibre ajuda na eficácia na absorção dos alimentos. Então aposte nestes temperos.
\r\nA canela em pó ajuda quem tem problema de resistência insulínica ou diabetes? Sim. A canela é uma especiaria que apresenta um alto potencial termogênico, anti-inflamatório auxiliando no controle glicêmico. Você pode usar nas frutas, panquecas, sucos ou em chás.
\r\nÉ verdade que o alho ajuda a combater a candidase? O tratamento com o alho ajuda no combate à candidíase. Você pode esmagar o dente de alho, misturar com água morninha e fazer banhos de assento. O alho também é anti-inflamatório, antifúngico, antibiótico, termogênico, antioxidante, reduz a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea, excelente para tratar problemas respiratórios como gripes resfriados, asmas e bronquites. Você pode usar também misturado nas comidas e no meio da salada.
\r\nComo diminuir o agrotóxico dos alimentos? Agrotóxico em excesso é um veneno para a saúde. O consumo de alimentos cultivados com agrotóxicos pode aumentar o risco de algumas doenças. Por isso, sempre que possível, prefira ingerir alimentos orgânicos. Para reduzir o agrotóxico dos alimentos lavar as frutas, verduras e legumes na água corrente depois deixe em solução de 01 colher de sopa de sal de cozinha para 01 litro de água. Depois adicionar em solução 25ml de vinagre para 01 litro de água por 10 minutos, para finalizar coloque na terceira solução 1 colher de chá de bicarbonato de sódio para 01 litro de água filtrada por 10 minutos. Isso já remove mais de dois tipos de agrotóxicos.
\r\nComo potencializar os fitoquímicos dos alimentos? Por exemplo: quando o tomate é aquecido na temperatura adequada, o seu fitoquímico (licopeno) é potencializado. Se o azeite de oliva é acrescentado, o organismo absorve o licopeno mais facilmente. Outra dica importante: que tal incluir no tempero do próximo churrasco o alecrim? Além de ser antioxidante, que combate os radicais livres, é um agente que bloqueia substâncias cancerígenas. Outra dica importante é beber água morna com limão uma hora antes das principais refeições ou em jejum melhora a digestão dos alimentos, tem efeito mineralizante, equilibra e mantem os níveis de PH no organismo. Ao cozinhar no vapor, assar, refogar os vegetais, faça de modo breve para conservar os fitoquímicos.
\r\nEvite potes plásticos: Prefira os potes de vidro, pois o BPA (bisfenol A) presente no plástico pode passar para o alimento e várias pesquisas apontam malefícios para a saúde.
\r\nDevemos pensar na sinergia entre os compostos bioativos e nutrientes e fazer do alimento um grande aliado da saúde. Como diz o pai da medicina Hipócrates “faça do seu alimento o seu remédio”.
\r\n
\r\nProdução das Nutricionistas da secretaria da Saúde Michele Dagnese e Ana Paula Trentin.
\r\nRECEITA
\r\nMaionese de abacate
\r\nINGREDIENTES: 01 abacate maduro médio levemente amassado (cerca de 400g)
\r\n1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
\r\n2 colheres (de sopa) de suco de limão
\r\nSal e outro temperos de sua preferência a gosto
\r\nAproximadamente 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
\r\n MODO DE PREPARO: Em um liquidificador, coloque o abacate, a salsinha picada, o suco de limão, tempere com sal a gosto e se gostar acrescente um dente de alho. Bata e adicione cerca de ½ xícara de azeite aos poucos até obter uma textura de maionese. Caso necessário, auxilie com a colher. Se quiser, adicione mais temperos de sua preferência. Está pronto.
\r\n

Outras Notícias