18/08/2015 Sec. da Saúde

Mais de 600 crianças imunizadas no “Dia D” contra a Pólio

A Secretaria Municipal da Saúde de Guaporé, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, realizou no sábado, dia 15, o Dia de Mobilização de Vacinação Contra a Poliomielite. A 36º Campanha Nacional, deflagrada em todo o País, prosseguirá até o dia 31 de agosto e a meta do Ministério da Saúde é imunizar mais de 80% das crianças de seis meses a 5 anos incompletos. Em Guaporé, devem ser vacinadas aproximadamente 1,2 mil crianças, sendo que deste total, mais da metade recebeu a dose da vacina que salva vidas somente no “Dia D”.
\r\nDurante todo o sábado, dia 15, pais e responsáveis procuraram o Centro Municipal de Saúde e os Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Triângulo, São José, Centro Social Urbano, Bom Jesus e Promorar, para que os “pequeninos” pudessem receber a gotinha.
\r\n\"A campanha está sendo muito boa. Vacinamos em torno de 400 crianças somente no Centro Municipal de Saúde durante o sábado, dia 15. Nas demais unidades também atingimos uma boa vacinação. Na somatória imunizamos mais de 600 crianças\", disse.
\r\nO Dia D contou com presença dos parceiros do Grupo Escoteiros Nacê e membros integrantes do Rotary Club Guaporé que anualmente colaboram com a atividade no recebimento das crianças e com diversas atividades paralelas. Neste ano, as crianças, além da vacinação, puderam fazer fotos com ‘Os Gotinhas’ e foram brindadas com balões e pirulitos. Os pais e responsáveis ganharam uma nova capa para os cartões de vacinas, onde poderão guardar com segurança os documentos das crianças.
\r\nDurante a campanha, os profissionais da saúde de Guaporé também verificam as cadernetas de vacinação dos menores para atualizar as doses que estiverem em atraso e, por isso, é fundamental que os pais e/ou responsáveis apresentem a caderneta.
\r\nEste é o 26º ano que o Brasil está livre da Poliomielite.