Mais de 13,3 mil carnês do IPTU serão distribuídos em Guaporé
O Poder Público de Guaporé, através da Secretaria Municipal da Fazenda, começa a distribuir a partir do dia 26 de fevereiro, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A entrega aos proprietários de imóveis urbanos será realizada pela a...
O Poder Público de Guaporé, através da Secretaria Municipal da Fazenda, começa a distribuir a partir do dia 26 de fevereiro, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A entrega aos proprietários de imóveis urbanos será realizada pela agência dos Correios local. Serão mais de 13,3 mil carnês. Para o ano de 2016, a projeção para a arrecadação gira em torno de R$ 6,7 milhões, isso, se todos os contribuintes quitarem o imposto que permanece 100% nos cofres da Administração Pública, diferente de outros impostos pagos, como o IPVA. Com o arrecadado através do pagamento do IPTU, os gestores têm poder de investimento em infraestrutura urbana, mobilidade, saúde, educação, agricultura, entre outras melhorias para os munícipes.
\r\n
\r\nSegundo o Secretário Nelci da Silva, para 2016 o Poder Executivo reajustou o valor, conforme o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), em 10,54% em comparação ao ano passado. Quem optar por quitar o imposto à vista, com vencimento no dia 11 de abril, ganhará 10% de desconto. Já quem optar por parcelar, o pagamento pode ser dividido em até quatro vezes, com a mesma data para vencimento da primeira parcela. As demais serão cobradas nos dias 10 de junho, 10 de agosto e 10 de outubro.
\r\n
\r\nHistoricamente em Guaporé, 60% dos contribuintes aproveitam e quitam o IPTU em parcela única, beneficiando-se do desconto de 10%, segundo a Secretaria Municipal da Fazenda. Outra parte paga o valor parceladamente. Poucos proprietários de imóveis urbanos deixam de quitar o IPTU. Os carnês podem ser quitados nas agências bancárias, Correios, lotéricas e na tesouraria da Prefeitura de Guaporé.
\r\n
\r\nApós o vencimento, os valores apresentados serão acrescidos de juros (1% ao mês) e multa (2%). Maiores informações podem ser obtidas no Setor de Arrecadação através do telefone (54) 3443.5646.