Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
20/03/2017 Sec. Geral de Governo
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Luto Oficial: Guaporé despede-se do Dr. Nelson Luiz Barro

Muitos foram os legados do homem, do médico, do político Nelson Luiz Barro. Caxiense, fez de Guaporé a terra fértil onde plantou sementes que se transformaram em frutos. <br />\r\nComo médico esteve à frente de hospitais como o São Luiz, em Vespasiano...

Muitos foram os legados do homem, do médico, do político Nelson Luiz Barro. Caxiense, fez de Guaporé a terra fértil onde plantou sementes que se transformaram em frutos.
\r\nComo médico esteve à frente de hospitais como o São Luiz, em Vespasiano Corrêa, São Roque, Dois Lajeados e Manoel Francisco Guerreiro.
\r\nNa política, comandou Guaporé em duas oportunidades, a primeira em 1973 e a segunda em 1984.
\r\nFoi um homem à frente de seu tempo. Seu perfil unia ousadia, garra, espírito de liderança e paixão. E foi a paixão que o colocou num patamar diferenciado, entre aqueles que deixam legados e aqueles que deixam marcos de sua passagem.
\r\nPodem passar muitas gerações, e o tempo apagar lembranças do médico, do político, do homem. Mas toda a vez que alguém das futuras gerações pisar no Autódromo Internacional de Guaporé, há de perguntar o motivo pelo qual nossa praça automobilística leva seu nome.
\r\nPorque alguém ousou sonhar mais alto. Empreender. Arriscar. Lutar por um sonho. Nas veias do Dr. Nelson o sangue corria mais rápido. Acelerava.
\r\nNelson foi o homem que colocou Guaporé em outros patamares. Visionário, piloto campeão gaúcho com seu Sinca, não bastou acelerar em outras pistas.
\r\nTrouxe a pista para sua cidade. E entrou para a história.
\r\nNão há lugar no mundo onde Guaporé não seja conhecida por seu Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro.
\r\nBarro conseguiu contagiar vários jovens guaporenses com seu entusiasmo pelo automobilismo e, em 1º de setembro de 1969, estes fundaram a AGA - Associação Guaporense de Automobilismo, entidade que até hoje mantém o autódromo. Após muito trabalho, e muitas provas na pista inicial, de terra, em 17 de outubro de 1976, foi inaugurado oficialmente o Autódromo de Guaporé, com sua nova pista em asfalto. Uma pista que já recebeu os maiores nomes do Automobilismo.
\r\nDr. Nelson lutava contra o Mal de Alzheimer há muitos anos. Doença cruel, que rouba lembranças, mas que não pode levar os feitos deixados na cidade que escolheu para plantar seus sonhos.
\r\nGuaporé despediu-se de sua lenda viva, no último domingo, dia 19 de março, com velório na Câmara de Vereadores. Dr. Nelson agora acelera em outras pistas, onde merece receber mais uma bandeirada da vitória.
\r\nAos familiares, filhos, fãs, amigos do Dr. Nelson, o Poder Público de Guaporé envia condolências. O município decreta Luto Oficial e reverencia a genialidade de seu ex-prefeito, eternamente pai do automobilismo de Guaporé.
\r\nA quadriculada tremula em sua homenagem, Dr. Nelson, por toda a história de nossa cidade.
\r\nDescanse em paz.
\r\n
\r\n

Outras Notícias