Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
19/10/2012 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Leandro Totti vence prova disputada em Guaporé

Gaúcho Régis Boessio, que largou na pole, chegou em segundo para delírio dos 35 mil torcedores<br><br><br><br>Uma corrida acirrada, com público que bateu a marca dos 35 mil espectadores, marcou no domingo, dia 14, a quarta vitória de Leandro Totti no ...

Gaúcho Régis Boessio, que largou na pole, chegou em segundo para delírio dos 35 mil torcedores



Uma corrida acirrada, com público que bateu a marca dos 35 mil espectadores, marcou no domingo, dia 14, a quarta vitória de Leandro Totti no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck 2012. O paranaense, que tem no pára-brisa do Truck a palavra \"marvado\", levou o Mercedes-Benz número 73 da ABF Racing Team à primeira posição no GP Crystal, oitava e antepenúltima etapa, no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, em Guaporé. O resultado restringiu a três nomes, Leandro Totti, Felipe Giaffone (MAN-Volkswagen da RM Competições) e Beto Monteiro (Scuderia Iveco), a lista de candidatos ao título de 2012.



A corrida

As posições no primeiro pelotão foram mantidas na largada. O gaúcho Régis Boessio (Mercedes-Benz/ABF Desenvolvimento Team,), que colocou o Rio Grande do Sul na pole após 12 anos, manteve-se na liderança, sendo \"incomodado\" de perto por Felipe Giaffone, Leandro Totti e Beto Monteiro. No pelotão de traz o destaque foi Valmir Benavides, Hisgué, (Scuderia Iveco), que pulou de décimo para a sexta posição. A \"briga\" intensa entre as posições fez com que a etapa de Guaporé, a mais bela e apaixonante do calendário, ficasse marcada também como uma das mais disputadas do ano.

A um terço de corrida, na intervenção programada do Pace Truck para reagrupamento dos pilotos, os cinco primeiros eram Boessio, Totti, Giaffone, Cirino e Monteiro, que receberam pontos de bonificação. Dada a relargada, cerca de cinco minutos depois, as posições foram mantidas. Totti, embora tivesse se proposto a uma estratégia conservadora, já assumia uma postura de ataque a liderança de Boessio. Na 18ª volta, o \"marvado\" assumiu a primeira colocação após ultrapassagem na curva do túnel. Sem ser pressionado, o paranaense viu ainda a direção de prova intervir no andamento da corrida com o Pace Truck em duas oportunidades. Na primeira, André Marques, rodou, bateu na barreira de pneus e ficou com seu MAN-Volkswagen atravessado na pista. Na segunda, o pneu dianteiro esquerdo de Monteiro estourou. o pernambucano, que era quinto, bateu no muro.

Totti, com o caminhão alinhado e mais rápido que os demais competidores, recebeu a quadriculada para delírio da equipe e torcedores. Régis Boessio complementou a comemoração dos mais de 35.000 torcedores gaúchos com sua primeira aparição no pódio de Guaporé, com o segundo lugar. O pódio também contou com Giaffone, terceiro colocado, Cirino, o quarto colocado com o caminhão da ABF/Mercedes-Benz, e Roberval Andrade, que levou o Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport ao quinto lugar.



Acidente marca etapa

O gravíssimo acidente de Diumar Bueno, DB Motorsport, marcou a 8ª etapa do Brasileiro em Guaporé. Após passar pelo radar no retão dos boxes, Bueno percebeu que seu caminhão estava sem freios e tentou tirá-lo da pista para diminuir a velocidade. Ao contrário do que o piloto queria, seu caminhão não parou quando entrou em contato com a grama, cruzou a pista e se chocou contra um muro de proteção de pneus. Foi então que a barreira de pneus e o muro se romperam e o caminhão de Bueno despencou de uma altura de cerca de 20 metros na via interna do autódromo.

Diumar sofreu 17 fraturas na perna direita e outras 15 na esquerda. Também há fraturas no braço direito e nos ossos nasais, além de um corte profundo na língua. Ele foi atendido, em primeiro momento no Hospital Manoel Francisco Guerreiro, de Guaporé, e posteriormente transferido a Curitiba, no Hospital Marcelino Champagnat. Bueno passou por cirurgia que durou mais de oito horas e esta internado na UTI, sem risco de morte. Os cirurgiões não puderam completar todo o procedimento necessário. O inchaço excessivo de uma das pernas impediu que todas as correções necessárias fossem empreendidas. Uma nova intervenção deverá ser realizada. O tempo estimado inicial para que possa ensaiar os primeiros passos pós-acidente é de seis meses.


 

Outras Notícias