15/05/2014 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Lançado em Guaporé, o Dia do Desafio 2014

Com a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades de todo o planeta, a próxima edição do Dia do Desafio acontece na quarta-feira (28/05), onde a comunidade guaporense está convidada a realizar 15 minutos de atividades físicas variadas, para conscientização da importância destas atividades no dia a dia.
\r\nO evento é promovido pelo Sesc-RS em parceria com todos os municípios do Rio Grande do Sul e neste ano, Guaporé estará se confrontando com o Município de Cabulco, do Chile.
\r\nPara participar da competição é necessário entrar em contato com o Conselho Municipal de Desporto da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico do Município para registrar a participação. As informações servem para a avaliação do Município na competição.
\r\nNo site http://ww2.sescsp.org.br/diadodesafio/geral/cidade/id_cidade/5106, é possível conferir o desempenho do Município de Guaporé em edições anteriores, além de postar comentários referentes à participação do Dia do Desafio no mural. O internauta também confere notícias a respeito da competição. Do mesmo modo, é possível confirmar a participação no Dia do Desafio pelas redes sociais Facebook e Twitter.
\r\nHistória
\r\nA competição teve início durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
\r\nAlém de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
\r\nA ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.
\r\nTexto: Daniela Sgorla – Imprensa Município de Guaporé
\r\nImagem/divulgação