85 sacolas foram destinadas às famílias com alunos matriculados nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal
Mesmo com a suspensão das atividades dentro das salas de aula nos 10 educandários da Rede Pública Municipal (Educação Infantil e Ensino Fundamental), em virtude das medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19), os matriculados seguem sendo beneficiados com gêneros alimentícios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Em 2020, conforme o Poder Público de Guaporé, mais de quatro mil kits alimentação foram distribuídos para as famílias.
Agora, mais uma fase está em andamento. Na quinta-feira, dia 18 de março, mais 85 sacolas foram destinadas para as famílias com alunos matriculados nas escolas Alexandre Bacchi, Dr. Jairo Brum, Zaida Zanon e Conceição. Nelas, produtos adquiridos dos produtores rurais como leite, laranja, beterraba, feijão, arroz, maçã, banana, cenoura, frango, repolho, entre outros. Todos os kits passam por supervisão da nutricionista Rafaela Dall'Asta e da diretora da merenda escolar Licélia Cassol.
“Assim como aconteceu em 2020, será neste ano até que tenhamos o retorno presencial dos matriculados nos 10 educandários. As entregas seguem todas as normas sanitárias e de segurança. Temos a consciência das dificuldades que muitas famílias enfrentam no dia a dia e todo o auxílio, ainda mais na alimentação, acreditamos que será fundamental. Estamos fazendo a nossa parte para minimizar os problemas causados às famílias pela pandemia”, disse a secretária de Educação, Veridiana Maria Tonini.
Antes que os alimentos cheguem às famílias dos alunos, os profissionais da educação mobilizam-se para que todos estejam nos padrões de qualidade e quantidade estabelecidos pelo Pnae. As sacolas são retiradas em dias determinados, geralmente às quintas-feiras, nos próprios educandários. Um agendamento prévio é necessário. Medidas de distanciamento físico e sanitárias continuam sendo cumpridas para garantir a segurança às equipes das escolas e aos beneficiados. É disponibilizado álcool gel e o uso de máscara é obrigatório.