21/03/2023 Gabinete do Prefeito

Junta do Serviço Militar informa sobre alistamento em Guaporé

Jovens do sexo masculino, que completarem 18 anos em 2023, devem se alistar até 30 de junho

“É importante aos jovens que completam 18 anos em 2023 estarem em dia com suas obrigações militares. Por isso, pedimos para que fiquem atentos a data de encerramento do prazo para o alistamento”. O pedido de atenção é da secretária da Junta do Serviço Militar (JSM), de Guaporé, Paula De Pauli. O prazo encerra no dia 30 de junho e a inscrição pode ser feita no www.alistamento.eb.mil.br ou no aplicativo do Exército Brasileiro, disponível para celulares Android e iPhone.

Para o alistamento online, basta acessar o site ou o aplicativo, clicar na opção “Quero me alistar”, selecionar a opção mais adequada ao seu perfil e preencher o formulário com as informações solicitadas, incluindo CPF, RG, comprovante de endereço, e-mail e telefone. Depois de completar o preenchimento do formulário e confirmar a autenticidade das informações, o jovem deve guardar o registro de alistamento (RA) para acompanhar o progresso do processo.

“É um procedimento muito fácil de ser executado pelos jovens. Não demora mais do que 10 minutos se estiver com os documentos em mãos. Evita o transtorno de deslocamento até a Junta Militar”, disse.

Caso o alistamento não seja realizado até 30 de junho, será necessário pagar uma multa e o jovem ficará em débito com o Serviço Militar, o que impede de matricular-se em estabelecimentos de ensino, fazer passaporte, ser funcionário de instituições oficiais, obter carteira profissional, inscrever-se em concursos públicos, exercer funções públicas e receber prêmios ou favores do governo.

“Não deixe para a última hora. Faça seu alistamento militar o quanto antes e evite transtornos futuros”, afirmou Paula.

Para mais informações sobre o alistamento no Serviço Militar Obrigatório, os jovens podem entrar em contato através do telefone (54) 3443.5854. A JSM está localizada no Centro Municipal Termignoni (Antigo Curtume) e atende presencialmente das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.