14/01/2020 Gabinete do Prefeito

Junta do Serviço Militar de Guaporé informa jovens sobre Alistamento 2020

Inscrição para jovens do sexo masculino, que completam 18 anos em 2020, encerra no dia 30 de junho

A Junta do Serviço Militar (JSM), de Guaporé, orienta os jovens que completam 18 anos em 2020, ou seja, os nascidos em 2002, para que efetuem a inscrição obrigatória para o Alistamento Militar. O prazo encerra no dia 30 de junho e pode ser realizado de forma on-line através do site www.alistamento.eb.mil.br (com o número do CPF e preenchimento do formulário para validação dos dados pessoais) ou na sede da JSM, localizada no Centro Municipal Termignoni (Antigo Curtume).

Conforme o delegado da JSM, Jonathan Filgueira, o jovem que não possuir sua inscrição no CPF, deve apresentar a seguinte documentação: Certidão de nascimento ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente); Comprovante de residência; Documento oficial com fotografia (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, carteira de identificação funcional ou, outro documento público) que permita sua identificação.

O alistamento é obrigatório e o descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão. Entre os impeditivos destacam-se: não poderá retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, obter carteira profissional e ser matriculado em qualquer estabelecimento de ensino, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa pelo o cidadão que deixou de alistar-se, conforme prevê o Regulamento da Lei do Serviço Militar.

Caso o jovem não consiga efetuar a inscrição on-line, a Junta de Serviço Militar esclarece dúvidas e presta informações sobre o Alistamento Militar. O horário de atendimento é das 13h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3443.5854.