Alfabetizar nos dias atuais, abrange habilidades que ultrapassam somente a aquisição do sistema convencional da escrita e leitura
A inclusão escolar tem como princípio assegurar os direitos de aprendizagem de todos por meio da legitimação da diferença, ou seja, diferentes práticas pedagógicas em uma mesma sala de aula, possibilitando que o aluno tenha acesso a tudo independente de sua dificuldade.
Incluir e alfabetizar tornam-se juntas um processo de fundamental importância, pois suas ações se complementam em relação a amplitude, a trajetória de estudos e transformações frente às dificuldades que superam ao passar dos anos.
Alfabetizar nos dias atuais, abrange habilidades que ultrapassam somente a aquisição do sistema convencional da escrita e leitura.
Frente à complexidade destas ações na escola o professor necessita desenvolver um novo olhar em relação ao ato da observação, sensibilizando-se em busca da exploração de novas estratégias e recursos.
Buscando atrelar a experiência, os novos estudos e a criatividade, a professora Patrícia Zanchin, confecciona e faz uso em sua prática pedagógica de um aparelho de amplificação sonora para incluir e alfabetizar paralelamente.
O aparelho tem o objetivo de ampliar a consciência fonética dos educandos já alfabetizados, auxiliar os alunos inclusos e ainda não alfabetizados na compreensão do processo de forma lúdica, diferenciada, além de oportunizar a integração, as relações, o respeito, a ajuda e o bem querer entre os educandos no dia-a-dia escolar.