Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
14/11/2017 Sec. da Agricultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Inaugurado Pavilhão da Agricultura Familiar de Guaporé

O setor primário representa 19% da economia do município de Guaporé. E está em franco crescimento, ganhando cada vez mais destaque e valorização. Muitos jovens agricultores familiares estão investindo e outros voltando ao interior, prosperando nos neg...

O setor primário representa 19% da economia do município de Guaporé. E está em franco crescimento, ganhando cada vez mais destaque e valorização. Muitos jovens agricultores familiares estão investindo e outros voltando ao interior, prosperando nos negócios. Cada vez mais a população da área urbana busca alimentos produzidos diretamente da agricultura familiar, junto ao produtor rural que prima pela qualidade, por produtos de procedência garantida e que promovem saúde.
\r\nE o Poder Público Municipal cria uma ponte que une cidade e interior, através do Centro de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar. O “Pavilhão da Agricultura Familiar” foi inaugurado na tarde de 14 de novembro, com a presença de autoridades e de convidados.
\r\nCom a assinatura do termo de concessão uso do bem imóvel para a Cooperativa de Economia Solidária de Guaporé-COOESG, será utilizado para a realização de feiras de agricultores do município, comercialização de produtos: horticultura (saladas, tomates, brócolis dentre outros), produtos da agroindústria ( sucos, embutidos, pães, biscoitos). O espaço também será local de classificação de laranja, visando agregar valor aos citrus produzidos em Guaporé
\r\n
\r\nO alimento que chega à mesa vem do trabalho de homens e mulheres que cultivam a terra com muita dedicação. A Agricultura Familiar é predominante em Guaporé e no Brasil responde por 70% de tudo o que vai à mesa do consumidor. Com essa capacidade, visando aproximar o produtor rural dos moradores da área urbana, com um elo entre o que se produz e o que se consome, está sendo entregue esta obra, que foi possível através de recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Osmar Terra, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2012 no valor de R$ 100 mil mais contrapartida do Poder Público Municipal.
\r\nNa inauguração, pronunciaram-se o engenheiro agrônomo da Emater, Antônio Cesar Perin sobre a trajetória da obra e das parcerias firmadas até então, o presidente da Cooperativa, Alex Scalco, ressaltando que agora mais produtores terão a oportunidade de comercializar seus produtos, tornando o espaço uma referência regional, o secretário da Agricultura Léo Pandolfo, que faliu da importância da união para fortalecimento e crescimento do setor, e o prefeito Valdir Fabris, falando sobre a parceria e incentivo do Poder Público à agricultura e ao agricultor familiar. “Até o momento, em produtos para a merenda escolar, já investimos mais de R$ 290 mil em recursos para a compra direto de nosso produtor. E este espaço também recebeu toda nossa dedicação, para tornar-se um centro de comercialização onde a cidade e o interior se encontram”, disse.
\r\n
\r\nO Pavilhão fica ao lado da Horta Comunitária Bruno José Campos, no bairro Planalto, capela Aparecida.\r\n

Outras Notícias