Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
31/08/2017 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Hoje é o Dia da Nutricionista

Profissionais da secretaria da Saúde falam da importância deste profissional<br />\r\n<br />\r\nNo dia 31 de agosto, quinta feira é o dia da nutricionista. Vamos falar sobre a nutrição, e mais especificadamente sobre nutrição funcional.<br />\r\nExist...

Profissionais da secretaria da Saúde falam da importância deste profissional
\r\n
\r\nNo dia 31 de agosto, quinta feira é o dia da nutricionista. Vamos falar sobre a nutrição, e mais especificadamente sobre nutrição funcional.
\r\nExiste uma ideia de que a nutricionista é uma profissional que apenas reduz a quantidade de alimentos, que faz dieta e está preocupada somente com a contagem de calorias. Algumas pessoas acham que consultar-se com a nutricionista significa passar fome, não podendo mais comer frituras ou gorduras. Isto não é verdade. A nutrição funcional é uma teia de inter-relações metabólicas, ou seja, quando o paciente chega no consultório não cabe saber somente a doença e pensar somente na perda de peso. Precisamos analisar como está funcionando o organismo do paciente, se ele está absorvendo os alimentos corretamente, como está o sistema imunológico, se o paciente apresenta alguma alergia ou algum processo inflamatório crônico, como está conseguindo produzir energia lá dentro da célula, como está o sistema de eliminação de toxinas no seu organismo, como está o nível de estresse, como está seu sono, se o exercício físico é adequado ou inadequado para seu organismo, como os nutrientes estão sendo transportados até a célula, como está a parte de neurotransmissor e a parte hormonal, como está a função da membrana. Todos esses aspectos são analisados na nutrição funcional. Vamos tratar não somente a doença mas tratar a base das nossas células equilibrando o organismo como um todo.
\r\nUm plano alimentar elaborado pela nutricionista pode ser usado por mais de uma pessoa? Ocorre que este plano alimentar é específico, ou seja, é elaborado somente para aquela pessoa, considerando a sua individualidade, seu peso e sua idade. Existe uma individualidade bioquímica em cada pessoa que faz com que tenha uma necessidade diferenciada de nutrientes.
\r\nEssas dietas da moda e dietas restritas funcionam? O problema das dietas populares, como a do sol, da lua e outras, é que junto com o peso, perde-se também a saúde. Então, sob o aspecto nutricional nenhuma delas funcionam. Toda dieta deve ser necessariamente individualizada. Não acredito na existência de dietas milagrosas, pois após algum tempo muitos voltam a ganhar peso com eventuais problemas fisiológicos e deficiências de nutrientes ocasionados por estas citadas dietas. Além disso, quando perdemos peso rápido demais, acabamos perdendo também massa muscular, isto gera problemas e desequilíbrios no organismo. Cada corpo é diferente e precisa ser avaliado de modo profissional. Por isso, é fundamental uma reeducação alimentar, respeitando a individualidade de cada um. Uma reeducação alimentar adequada ajuda as pessoas a descobrir o prazer de uma ótima refeição garantindo que os nutrientes consigam nutrir a célula do corpo, fazendo-a funcionar de forma adequada, prevenindo futuras doenças e estabelecendo um equilíbrio funcional no organismo. Alimentar-se de forma saudável não significa consumir somente produtos light e diet e ter um baixo consumo de calorias. Temos milhares de células dentro do nosso organismo. Estas células são formadas por nutrientes. Esses nutrientes que absorvemos formarão as nossas células, os nossos hormônios, as nossas enzimas, os nossos neurotransmissores que possuem a função de equilibrar a parte mental e emocional, e de formar as nossas células de defesa. Algumas pessoas entendem, por exemplo, que se não ingerirem o leite de vaca irão desenvolver osteoporose. Mas não é assim que funciona. Não é somente um nutriente que vai prevenir as doenças. É um conjunto de vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais e alimentação equilibrada. Saúde é ter qualidade de vida e saber nutrir-se adequadamente.
\r\nPorque muitas pessoas fazem dietas e não emagrecem? Cortam carboidratos do cardápio, ingerem produtos diet e light e nada de perder peso? Ou então, perde e depois ganha tudo de novo. O que pode estar acontecendo com esse individuo? A maioria dos regimes é baseada em calorias, ou seja, as pessoas precisam contar as calorias e alguns enganos são cometidos tais como a ideia de que quanto menos calorias tiver o alimento melhor o resultado, ou de que o alimento saudável é light ou diet, isto é um erro! Por exemplo, pacientes obesos possuem uma inflamação aumentada no organismo, devemos tratar essa inflamação com diversos nutrientes e alimentos que por estudos científicos mostraram ter ação anti-inflamatória, e não apenas tratar a redução de calorias, que muitas vezes poderá ser prejudicial, pois não será conseguido atingir o mínimo de nutrientes anti-inflamatórios suficientes para a pessoa conseguir tratar as causas da obesidade. Como poderá emagrecer se seu intestino não funcionar corretamente sem absorver os nutrientes corretos e sem oferecer a barreira natural que deveria proteger o organismo das toxinas que transitam pelo trato gastrointestinal? Em desequilíbrio o corpo irá reagir com inflamações, problemas de funcionamento, fraqueza do sistema imunológico, etc.
\r\nNão existem fórmulas mágicas, devemos mudar nosso comportamento e nos conscientizar que alimento não é apenas caloria. Através da alimentação eu posso ter uma qualidade de vida melhor ganhando mais saúde e longevidade. Devemos priorizar a saúde do organismo e não apenas o peso na balança. Uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas, minerais, fitoquímicos, quantidade de fibras adequadas previnem doenças, e proporcionam um equilíbrio orgânico onde os órgãos e sistemas funcionem adequadamente ocasionando um bem-estar físico, mental, emocional, e também um peso adequado. A alimentação deve ser fonte de saúde.
\r\nNós nutricionistas da secretária da saúde buscamos melhorar a saúde do paciente como um todo. Não focamos somente na perda de peso mas na qualidade de vida promovendo saúde, longevidade, bem-estar e prevenção de doenças.
\r\nPlaneje o seu futuro prevenindo doenças. Nutrição e qualidade de vida caminham juntas “É mais fácil cuidar da saúde do que cuidar da doença”.
\r\n Na foto: Nutricionistas da secretaria da Saúde de Guaporé Michele Dagnese e Ana Paula Trentin
\r\n

Outras Notícias