02/07/2021 Gabinete do Prefeito

Guaporé será palco para o lançamento dos passeios da Edição 2021 do “Trem dos Vales”

Solenidade, com a presença de autoridades estaduais, regionais e municipais, acontece na Vinícola Gheller, às 15 horas

46 Km atravessando 21 túneis, passando pelos mais belos e altos viadutos da América Latina – são 17 ao longo no trajeto, imergindo na natureza exuberante da região. É no trecho entre Guaporé e Muçum que milhares de visitantes de todo o Brasil terão a oportunidade de embarcar no projeto “Trem dos Vales”. A iniciativa é da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) com apoio da Rumo Logística e dos municípios de Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa. O lançamento dos passeios comemorativos acontecerá, na sexta-feira, dia 2 de julho, às 15 horas, na Vinícola Gheller, em Guaporé.

Para o importante evento, autoridades estaduais, regionais e municipais, bem como representantes da ABPF, Rumo Logística e meios de comunicação, se farão presentes. O lançamento da Edição 2021 do “Trem dos Vales”, em virtude das medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19), será restrito aos convidados. A expectativa é que 20 mil pessoas realizem os 30 passeios programados nos meses de novembro e dezembro (2021) e janeiro (2022) entre os municípios de Guaporé/Muçum e Muçum/Guaporé, conforme destacou o secretário Geral de Governo e de Turismo, Cultura e Esporte, Odacir Toldi.

“Só o fato desse evento de lançamento do projeto Trem dos Vales 2021 ser realizado em Guaporé, já irá gerar notícias que repercutirão economicamente de forma positiva para o município. Estamos levando o nome e os produtos de Guaporé, dando visibilidade à capital da joia, da lingerie e da confecção. Nós temos um diferencial para o turismo de compras e divulgando o nome da cidade para todos, estaremos alavancando a economia de todas as formas e isso é muito importante”, destacou.

O prefeito Valdir Carlos Fabris ressalta que o momento é extremamente importante para a consolidação dos passeios pela Ferrovia do Trigo.

“Estamos prontos, preparados, orgulhosos, qualificados e felizes em receber quem está aqui e quem chegará aqui. Esperamos 117 anos por isso. E o momento chegou! Celebremos este momento histórico do lançamento dos passeios comemorativos do Trem dos Vales desfrutando do melhor da nossa gente: a hospitalidade”.

Desde 2018, quando os primeiros passeios experimentais foram autorizados pelos órgãos competentes e pela detentora da concessão da Ferrovia do Trigo, cerca de 15 mil pessoas tiveram a oportunidade de contemplar as belíssimas paisagens proporcionadas ao longo do trajeto.

Fotos: Arquivo Rádio Aurora / Imagens Aéreas RS / Plural Comunicação Integrada