12/07/2023 Sec. da Saúde

Guaporé recebeu o Selo Prata de UBS Amiga do Idoso

UBS Triângulo alcançou os indicadores obrigatórios do 2º ciclo de avaliações. Secretário de Saúde, Ronaldo Invernizzi comemora os resultados

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde e desenvolvimento de atividades pelos profissionais na Unidade Básica de Saúde (UBS) ESF Triângulo, foi agraciada na tarde da segunda-feira, dia 10 de julho, com o Selo Prata UBS Amiga do Idoso. Presentes na cidade de Feliz, a secretária estadual de Saúde Arita Bergmann e a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS) Solange Sonda, entregaram a certificação nas mãos do secretário Ronaldo Invernizzi, da coordenadora da Rede Bem Cuidar Ivana Sardinha e da enfermeira do ESF Triângulo Benuris Volpato.

O Selo UBS Amiga do Idoso foi entregue para 23 unidades básicas de saúde da 5ª CRS que destacaram-se com ações voltadas para a promoção do envelhecimento saudável e instituíram percursos nas redes de atenção e proteção às pessoas idosas. O processo de certificação, conforme ressalta Invernizzi, abrange três níveis (Ouro, Prata e Bronze) e a cada etapa os profissionais da unidade desenvolvem, dentro de um período de seis meses, um conjunto de atividades para pessoas acima dos 60 anos visando promover um envelhecimento saudável e garantir uma assistência adequada.

“O trabalho dos profissionais da ESF Triângulo nos apresenta resultados satisfatórios no cuidado dos idosos com qualidade, promoção da saúde e na prevenção de doenças. Buscamos aproximação com as famílias e, por meio de uma atenção humanizada, ofertamos uma série de serviços para que possam, principalmente, ter um processo de envelhecimento saudável”, afirmou o secretário Invernizzi.

No certificado recebido do Governo Gaúcho, os dizeres: “Unidade Básica de Saúde ESF Triângulo de Guaporé recebe da Secretaria Estadual da Saúde do RS certificação Selo Prata UBS Amiga do Idoso, tendo alcançado os indicadores obrigatórios do 2º ciclo de avaliações, implementando ações e processos de trabalho que permitem aos usuários idosos vivenciarem uma atenção acolhedora, inclusiva, eficiente e humanizada”.

A previsão, destacou Invernizzi, é o recebimento no mês de setembro do Selo Ouro UBS Amiga do Idoso se todas as metas propostas no projeto forem atingidas. As ações para dar continuidade na humanização e qualificação do atendimento estão sendo desenvolvidas pelos profissionais do ESF Triângulo.