14/04/2022 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Guaporé recebe Certificado do Programa de Regionalização do Turismo em Estrela

Cerimônia aconteceu no Estrela Palace Hotel e contou com a presença de representantes dos municípios que compõem a Amturvales

A “Capital da Hospitalidade” tem se inserido cada vez mais a trilha do turismo. Dando mais um passo nesse caminho, na segunda-feira 11 de abril, estiveram reunidos em Estrela representantes de 32 cidades do Vale do Taquari e Guaporé, que também faz parte da Associação dos Municípios da Região de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). O Secretário de Turismo, Cultura e Esporte Odacir Toldi e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) Antônio Cesar Perin representaram a cidade e receberam o Certificado do Programa de Regionalização do Turismo pelo SISMAPA (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro). A entrega foi feita pela Amturvales nas dependências do Estrela Palace Hotel.

“É com orgulho e satisfação que recebemos, em nome de toda a comunidade guaporense, o reconhecimento como integrante do Mapa do Turismo. Guaporé tem uma enorme vocação para o turismo e, diante de políticas públicas que estão sendo implantadas muitas em parceria com a iniciativa privada, procuraremos crescer ainda mais. Os certificados, estes recebidos pelo Poder Público e pelo COMTUR, são fundamentais para podermos regulamentar as empresas que se tornarão opções para os turistas, abrindo portas também para que possamos buscar recursos e cursos voltados a área”, disse o secretário.

O Mapa do Turismo, conforme Toldi, reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Para integrarem o Mapa, os municípios precisam atender critérios, como possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur e o município precisa ter um Conselho Municipal de Turismo ativo. Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, no caso do Vale do Taquari, a Amturvales.