03/08/2015 Sec. da Agricultura

Guaporé presente no Congresso Internacional do Leite

A EMBRAPA, o Instituto Gaúcho do Leite-IGL-e parceiros, realizam o Congresso Internacional do Leite 2015, nos dias 28 a 30 de julho de 2015, no Centro de Convenções da FIERGS, Porto Alegre - Rio Grande do Sul. O Rio Grande do Sul em sua 13ª edição, chegou ao sétimo Estado sede.
\r\nA importância da produção de leite na Região Sul do País atraiu representantes de diversos países das Américas, Europa e Oceania.
\r\nEste evento teve por objetivo discutir a sustentabilidade e competitividade da atividade leiteira no Brasil, visando o aumento da lucratividade no setor e a elaboração de uma agenda de políticas públicas para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Brasil.
\r\nDurante abertura do 13º Congresso Internacional do Leite, que reuniu representantes de diferentes países, municípios gaúchos que se destacam em programas e políticas públicas voltadas ao leite receberam reconhecimento como \"Município Amigo do Leite\".
\r\n
\r\n“Guaporé se destaca entre os 10”
\r\nProjeto “Semeando o Desenvolvimento Rural”
\r\nAs 10 experiências finalistas selecionadas, foram: Arroio do Meio, Benjamim Constant do Sul, Boa Vista do Cadeado, Carlos Barbosa, Chapada, Encantado, Fagundes Varella, Guaporé, Nova Candelária e Três Passos - foram apresentadas durante Seminário de Prefeitos e Secretários Municipais de Agricultura, em evento paralelo na tarde de terça-feira (28/07), no Centro de Convenções da FIERGS.
\r\n“Ficar entre as melhores experiências do setor leiteiro é relevante para um município com as características econômicas como a de Guaporé que tem uma base produtiva bastante ampla e diversificada, no meio urbano e rural. Isso revela que estamos no caminho certo” comenta Cleto Antonio Salvagni, Secretário de Agricultura.
\r\nPara o presidente do IGL, Gilberto Piccinini, os gestores que incentivam a cadeia leiteira merecem reconhecimento, em virtude da capilaridade econômica e social da atividade, que está presente em aproximadamente 94% dos municípios gaúchos.
\r\nO assistente técnico estadual da EMATER/RS-ASCAR em Sistemas de Produção Animal, Jaime Ries, destaca a importância de reconhecer experiências que estimulem a cadeia, sendo que os municípios podem contar com o apoio da Assistência Técnica e Extensão Rural nas diferentes ações. A presença da EMATER/RS foi destacada por pelo menos oito dos 10 casos apresentados durante o seminário. Para o Eng. Agr. Antônio Cesar Perin de Guaporé, a EMATER foi parceira na elaboração da atual Legislação colaborando com as ações, pela colaboração nos projetos e trabalhos de Assistência técnica junto aos agricultores familiares.
\r\nSegundo o assessor de Agricultura da FAMURS, Ismael Horbach, a política é uma ferramenta de transformação, sendo importante valorizar o gestor que incentiva as práticas de agricultura, uma vez que o setor primário é fundamental.
\r\n\"O leite está inserido na maioria dos municípios gaúchos. Em torno de 150 municípios têm políticas voltadas ao setor, que podem servir de inspiração para outros\", afirma.
\r\nPara o Prefeito Paulo Mazutti, ser destaque em ações para o meio rural revela a sintonia que o Poder Público têm com os agricultores, com suas Entidades, com o Conselho de Desenvolvimento Rural e com todos que trabalham com a atividade rural.