24/04/2015 Sec. da Saúde

Guaporé prepara Campanha de Vacinação contra a Gripe

A Secretaria Municipal da Saúde está preparada para dar início a mais uma campanha de vacinação contra a gripe em idosos, crianças, gestantes e demais públicos que são o alvo da campanha nacional.<br />\r\nAs vacinas devem estar disponíveis a partir d...

\r\nAs vacinas devem estar disponíveis a partir dos dia 27 de abril, e a prioridade inicial é para o público indicado pelo Ministério. De acordo com dados preliminares, mais de quatro mil pessoas deverão ser vacinadas em Guaporé.
\r\nTambém está programado um Dia D de vacinação, quando todos os postos de saúde estarão abertos para aplicar a vacina.
\r\nA meta é imunizar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação: trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, indivíduos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
\r\nA vacina contra a gripe é importante, pois diminui, e muito, os riscos de complicações pela gripe, e internações hospitalares por pneumonia, por exemplo.
\r\nA vacina contra gripe é anual porque a cada ano as cepas são modificadas, para combater um maior número de tipos de vírus.
\r\nA vacina é inativada, produzida com vírus mortos, portanto, não causa a gripe. As pessoas que tem alergia ou historia de reação aos componentes da vacina comprovados deve evitar fazer a vacina.
\r\nA partir da segunda semana, entre 14 e 21 dias a pessoa fica protegida.