18/06/2020 Gabinete do Prefeito

Guaporé estuda possibilidade de implantação de modelo de escola Cívico-Militar

Escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal seriam beneficiadas com a parceria junto aos Governos Federal e Estadual

O Poder Público está realizando uma série de estudos para a implantação da escola Cívico-Militar nos educandários da Rede Pública Municipal. A determinação para que as tratativas com os Governos Federal e Estadual fossem reiniciadas, mesmo com as atenções voltadas para o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), partiu do prefeito Valdir Fabris e vice Adalberto Bastian. Um grupo de trabalho está debruçado para analisar a viabilidade técnica e estrutural para a alteração da gestão educacional, didático-pedagógica e administrativa que são necessárias para que o modelo possa sair do papel.

O projeto, apresentado pelo coordenador das Escolas Cívico-Militar da Secretaria Estadual de Educação, Marcelo Borella, é direcionado para as escolas de ensino fundamental e médio. A Lei n.º 15.401, de 17 de dezembro de 2019, de proposição do deputado Tenente-Coronel Zucco, permite que o modelo seja implantado nas escolas municipais. Em Guaporé, são quatro escolas municipais, Alexandre Bacchi, Zaida Zanon, Dr. Jairo Brum e Imaculada Conceição, que estão sendo analisadas para a parceria.

“Encaminhamos a intenção de implantar o modelo Cívico-Militar nas nossas escolas. Estávamos imbuídos no começo de 2020 em dar sequência ao processo, mas a pandemia do coronavírus interrompeu as atividades. Agora, mesmo com as atenções voltadas para o enfrentamento à Covid-19, solicitamos a retomada dos estudos. Seria mais uma vertente da educação para que possamos cada vez mais melhorar a qualidade do ensino aos nossos estudantes”, disse Fabris.

Conforme Fabris, as escolas, que contam com apoio de militares nas gestões escolar e educacional e dos profissionais de educação no trabalho didático-pedagógico, precisam atender alguns critérios que vão desde atendimento aos alunos em vulnerabilidade social até a quantidade em cada educandário.

A proposta dos Ministérios da Educação e Defesa é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano. Mais de 650 municípios brasileiros sinalizaram com o desejo de adotar o modelo. Em solo gaúcho são 33 cidades.