Mais 400 mudas foram plantadas através do projeto “Cidade Educadora”
Elas começaram a se disseminar nos anos 40, 50 e 60. Os precursores foram os irmãos Orso, que moravam nas proximidades do Autódromo. Cultivavam e vendiam mudas e foram responsáveis pelas primeiras azaleias da Praça Vespasiano Corrêa.
Elas foram temas de capas de livro, poesias, músicas, jargões famosos com o radialista Telmo Martins, motivo de muitas fotos de guaporenses e turistas e a cada florescer, ganham mais visibilidade nas redes sociais, espalhando a beleza, o cuidado e o respeito ao meio ambiente de Guaporé para o mundo.
Mereciam se tornar oficialmente patrimônio, pois no coração dos guaporenses, já são há muito tempo.
Dentro do projeto Cidade Educadora, com organização da secretaria Geral de Governo, Educação e demais secretarias, uma grande ação com amplo cronograma levou mais azaleias ao centro, bairros e interior de Guaporé. Escolas, postos de saúde, ginásio, ruas, canteiros, praças. Lindas, elas devem colorir ainda mais a cidade na próxima primavera.
Além disso, através de projeto encaminhado ao Conselho Municipal de Cultura, deverão se tornar Patrimônio Paisagístico e Ambiental de Guaporé.
Com o reconhecimento, as azaleias ganham plano de preservação e valorização para as atuais e futuras gerações.