13/11/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Guaporé é finalista do Prêmio Nacional do Turismo 2019

Projeto “Rota Regional - Caminhos Integrados” concorre na categoria “Fortalecimento da Gestão Integrada e Descentralizada do Turismo”

A “Rota Regional – Caminhos Integrados”, projeto lançado pela Administração Municipal de Guaporé, através de organização da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com apoio dos Poderes Públicos de Dois Lajeados, Vista Alegre do Prata, Serafina Corrêa e fomentadores da economia do Distrito de Evangelista (Casca), é um dos projetos finalistas do Prêmio Nacional do Turismo 2019. A premiação, que tem como objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país, contou com mais de 500 inscritos em 11 categorias.

Conforme a secretária Cristiane Viel, o projeto “Rota Regional – Caminhos Integrados”, que concorre na categoria “Fortalecimento da Gestão Integrada e Descentralizada do Turismo”, tem como objetivo fortalecer o turismo local através de ações integradas de forma regional. Produtos turísticos dos cinco municípios, incluindo o turismo rural, ecoturismo, enoturismo, aventura, compras, cultural e religioso, serão ofertados àqueles que buscam conhecer novos lugares, trocar experiências e vivenciar algo diferenciado.

“Guaporé, bem como as outras quatro cidades participantes, possuem belezas naturais e empreendimentos ímpares, que podem e devem ser explorados turisticamente. Recebemos milhares de visitantes anualmente que se encantam e saem maravilhados com o que encontram, porém, não fizemos do turismo um negócio. A Rota Regional – Caminhos Integrados, que está em fase de comercialização, é a oportunidade que pensamos em fazer com que os turistas venham nos visitar e possam potencializar economicamente as cidades. Não são os Poderes Públicos que vão ganhar diretamente, mas sim, os estabelecimentos comerciais, as agroindústrias, a rede hoteleira, enfim. É para a comunidade que pensamos e apresentamos esse projeto para o Ministério do Turismo”, destacou.

São 25 projetos na categoria que estão concorrendo. Entre eles, destacam-se: Bondinho Pão de Açúcar (Adoção de Áreas Verdes); Associação De Turismo De Brumadinho E Região (Atbr); Caminhos de Caravaggio (Prefeitura de Farroupilha); Gestão Integrada Do Turismo de Foz Do Iguaçu; Região Uva e Vinho Fortalecida através Dos Conselhos Municipais De Turismo (Atuaserra); entre outros.

“Todos os projetos são importantes e fazem a diferença para o turismo local e regional. Cada um possui suas particularidades. Esperamos estar entre os premiados em Belo Horizonte no mês de dezembro. A proposta é excelente e os atrativos que oferecemos são belíssimos e com riquezas naturais encantadoras. Não deixamos a desejar para nenhum outro ponto do Brasil”, afirmou Cristiane que está empolgada com a possibilidade da conquista do prêmio.

A escolha dos projetos selecionados foi divulgada no dia 7 de novembro pelo Ministério do Turismo. O resultado definitivo dos premiados sairá no dia 29 de novembro e a cerimônia de premiação será no dia 4 de dezembro, em Belo Horizonte.