14/11/2022 Gabinete do Prefeito

Guaporé é finalista do 4º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal

Administração Municipal tem três projetos entre os melhores do Rio Grande do Sul. Foram mais de 550 inscritos de 220 municípios gaúchos

Instrumento para identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem-sucedidas, inovadoras e replicáveis desenvolvidas por administrações municipais, o Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, realizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), divulgará em cerimônia na cidade de Nova Petrópolis os melhores projetos inscritos em 2022. Ao todo, a Casa dos Municípios Gaúchos recebeu a inscrição de 557 projetos de 220 Poderes Públicos.

Guaporé encaminhou quatro e destes, três foram selecionados para a grande final: Bem Viver, Guaporé: Cidade Educadora e Educação Fiscal e Efetivo. Para o prefeito Valdir Carlos Fabris estar entre os melhores do Rio Grande do Sul é um mérito de todos os servidores que fazem parte do Governo. As conquistas são fruto de um trabalho intenso para uma melhor qualidade de vida e valorização de cada cidadão.

“Com muita satisfação recebi do presidente da Famurs Paulinho Salermo, como gestor do Município, a informação que somos finalistas do prêmio com três projetos. É uma conquista que dividido entre todos. Satisfação imensa em saber que as atividades que são desenvolvidas para a nossa comunidade são reconhecidas em todo o estado. Ao mesmo tempo que estamos felizes pelas conquistas, independente da posição que cada projeto terminará, nos preocupamos porque aumenta a responsabilidade de continuar ofertando o melhor para os munícipes”, destacou Fabris.

Os vencedores serão conhecidos na quarta-feira, dia 23 novembro, durante um evento nacional no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, sobre inovação e cidades inteligentes (Smart Cities Park). Serão premiados três projetos finalistas por área, que receberão os títulos de 1º, 2º e 3º lugares. O primeiro lugar de cada categoria receberá troféu, placa de homenagem e certificado. Os segundos e terceiros, placa de homenagem e certificado. Todos os municípios com projetos inscritos também receberão certificado de participação.

Os projetos

O projeto Bem Viver, desenvolvido pela Secretaria de Educação para educadores, gestores e estudantes, busca implementar ações educativas efetivas e preventivas na educação por uma cultura de não violência, através de oficinas de mediação de conflitos, prevenção ao bullyng, promoção dos direitos humanos e desenvolvimento de inteligências múltiplas nas escolas da rede municipal de ensino.

O projeto Guaporé: Cidade Educadora compreende políticas da cidade e o processo educativo permanente e integrador que deve ser garantido a todos em condições de igualdade. O Município é um dos 500 no mundo e um dos 30 no Brasil que possuem o selo “Cidade Educadora” com o compromisso de continuar investindo forte na humanização de cada um dos munícipes, em especial nas crianças e jovens. No projeto, “a educação transcende as paredes das escolas para impregnar na cidade. Uma educação para a cidadania, na qual todas as pessoas assumem responsabilidades na transformação do município num espaço de respeito pela vida e pela diversidade”

O projeto Educação Fiscal e Efetivo, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda, conta com a colaboração e participação da comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaida Zanon que buscam incentivar a valorização e incentivo às compras no comércio local com nota fiscal e CPF. O projeto se baseia nos pilares: Educação fiscal e financeira, educação ambiental e práticas sustentáveis, práticas socioemocionais e inteligência emocional. Busca apresentar uma nova prática na educação com a reflexão sobre a relação sociedade x Estado, visando a conscientização do cidadão sobre a função socioeconômica do tributo e em acompanhar a forma de aplicação dos recursos públicos.