11/09/2023 Sec. de Assistência Social e Habitação

Guaporé é base para entrega de 1,9 mil cestas básicas do Programa Supera Estiagem

34 Municípios foram beneficiados com 50 kits cada. Serão contempladas famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico)

A Administração Municipal, através das Secretarias de Agricultura e Assistência Social, organizou junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), a entrega de 1.940 cestas básicas dentro do Programa Supera Estiagem. A ação beneficiou 34 municípios da Serra Gaúcha, Vale do Taquari e Planalto. A ação, que contou com a parceria da empresa Zandei Plásticos que emprestou uma máquina empilhadeira e o operador (colaborador) para o descarregamento dos paletes, aconteceu nos dias 4 e 5 de setembro, na praça Vespasiano Corrêa.

As cidades beneficiadas são aquelas que sofreram com a falta de chuvas no final de 2022 e começo de 2023 e que tiveram homologado o Decreto de Situação de Emergência por Estiagem pelo governo do Estado. Os kits foram adquiridos com parte dos recursos repassados pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS), dentro do Movimento Rio Grande contra a Fome, iniciativa que conta com a participação da Assembleia Legislativa (AL/RS) e outras instituições.

“No índice de insegurança alimentar o Rio Grande do Sul está em terceiro no ranking dos Estados do Brasil. Uma vez divulgada a estatística, os Poderes se uniram e o Tribunal de Justiça doou R$ 20 milhões para aquisição de cestas. Estamos realizando, de fevereiro até o final do ano, o programa Supera Estiagem em que são beneficiados os municípios que entraram com decreto em virtude da falta de água”, disse Vanusa Da Rosa, do Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome (DSA).

Ela complementou:

“A logística para a entrega dos kits é realizada um a dois meses antes. Guaporé, pelo apoio irrestrito da Administração Municipal, foi escolhida como ‘região funcional’. Parabenizamos a Secretaria de Assistência Social pela organização e agilidade na distribuição das cestas para os 34 municípios”.

A escolha de Guaporé, conforme a secretária Viviane Tremarin Grando, ocorre pelo ponto estratégico de localização do município.

“Nos colocamos à disposição e demos todo o suporte para a entrega dos kits do programa Supera Estiagem. Sabemos da importância destes para as famílias em situação de vulnerabilidade social”, destacou a secretária.

O ranking das cidades para o recebimento das cestas básicas foi elaborado de acordo com o percentual de pessoas pobres e extremamente pobres em seus territórios. Serão contempladas famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) pertencentes a grupos populacionais tradicionais específicos (indígenas, quilombolas e extrativistas), além de agricultores familiares, assentados, acampados e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

“Recebemos, assim como os demais, 50 cestas básicas e, posteriormente, vamos distribuí-las através dos critérios estabelecidos pelo Governo do Estado”, concluiu Viviane.

A cerimônia de distribuição das cestas básicas contou com a participação do vice-prefeito Adalberto Bastian, a Gestora do Fórum de Justiça da Comarca de Guaporé, Karla Verardi Fabris, coordenador da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMPDEC) de Guaporé, Rafael Pissetti, Secretário da Agricultura, Edelvan Balbinot, além de outras autoridades.