17/06/2013 Sec. de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico

Guaporé Define Prioridades para a Consulta Popular

Assembleia contou com forte participação da Comunidade Guaporense<br><br><br><br>A Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação (SEPLAG), juntamente com o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (COREDE), Conselho Municipal de Dese...

Assembleia contou com forte participação da Comunidade Guaporense

A Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação (SEPLAG), juntamente com o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (COREDE), Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE) e Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento realizaram na quarta-feira - 12 de junho - Assembleia Municipal para debater e decidir as prioridades para Guaporé na Consulta Popular 2013/2014.

Procurando uma parceria entre Municípios/Estado, o Governo do Estado inicia, através do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, a construção do orçamento do Rio Grande do Sul para 2014. O sistema é um espaço de democracia participativa onde a cidadania elege as suas prioridades para a inclusão na proposta da Lei Orçamentária, que será encaminhada pelo Executivo Estadual a votação na Assembleia Legislativa. Neste intenso processo de debate estão previstas audiências públicas regionais dos 28 Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento), assembleias municipais, fóruns regionais e votação aberta a todos os eleitores.

Tendo uma participação expressiva de autoridades municipais, representantes comunitários e de entidades, além da comunidade guaporense como um todo, o encontro foi produtivo, dando mais um importante passo para a cidade de Guaporé e atingindo os objetivos traçados. Entre as pautas debatidas e escolha de delegados, foram definidas as prioridades de Guaporé, que serão votadas e debatidas na assembleia regional, junto com as demais cidades da Serra Gaúcha.

Os projetos e diretrizes escolhidas para o Município foram:

Saúde:

oAquisição de equipamentos para a Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro - Valor R$ 400.000,00

oAquisição de Equipamentos para Unidade Básica de Saúde - Valor R$ 200.000,00

Educação Básica, Profissional e Técnica

oEspaços Culturais para a Escola Estadual Dr. Felix Engel Filho e Escola Estadual Técnica Agrícola

Segurança Pública e Civil

oAquisição de viatura leve - Valor R$ 60.000,00

oAquisição de viatura pick-up para o Corpo de Bombeiros - Valor R$ 120.000,00

Desenvolvimento Rural

oApoiar as cadeias produtivas locais (cadeias primarias) - Valor de R$ 200.000,00

oPromoção da defesa agropecuária, sanidade animal e vegetal - Valor R$ 200.000,00

Desenvolvimento Econômico

oApoio técnico governança e gestão de projetos APLS (moda/joia) - Valor R$ 50.000,00

oMicrocrédito e empreendedores - Valor R$ 50.000,00

Infraestrutura e Logística

oAcesso a banda larga nas propriedades rurais - Valor R$ 200.000,00

oSinalização e manutenção da rodovia ERS 129 - Guaporé/Serafina Corrêa - Valor R$ 40.000,00

Habitação, Desenvolvimento Urbano e Saneamento

oConstrução de galpões para reciclagem - Valor R$ 80.000,00

oApoio e instalação de associação de recicladores - Valor R$ 20.000,00

Irrigação

oConstrução de estrutura - Valor R$ 100.000,00

oPerfuração e instalação de poços artesianos - Valor R$ 100.000,00

oConstrução de quadra poliesportiva municipal - Valor R$ 250.000,00

oSinalização de caráter informativo municipal - Valor R$ 250.000,00

Meio Ambiente e Recursos Hídricos

oViabilizar a aquisição de imagens de alta resolução do Código Florestal (regional) - Valor R$ 100.000,00

oPlano/Projeto Municipal de Apoio a Educação Ambiental - Valor R$ 100.000,00

oProjeto de prevenção e erosão do solo e permanência de água - Valor R$ 50.000,00

Após a realização desta assembleia, de âmbito municipal, os delegados e representantes do município, participarão da assembleia regional, a qual acontecerá dia 04 de julho na cidade de Bento Gonçalves. Na etapa regional serão definidas as prioridades para a região, tendo como base as diretrizes municipais, sendo nesta assembleia definidos os projetos para Guaporé, os quais serão votados na Consulta Popular, realizada em agosto deste ano.

A Consulta Popular é a participação do cidadão nas escolhas e desenvolvimento de seu Município. Em anos anteriores, Guaporé conquistou uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), R$ 260.000,00 para reforma da Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro, pavimentação do Distrito Industrial, kits de segurança pública, entre vários outros recursos.

Você participa, todos decidem. Sua participação é de fundamental importância para o desenvolvimento e melhorias em nossa cidade e região.