20/11/2012 Sec. de Educação

Guaporé conquista Prêmio Gestor Público 2012

O auditório do Teatro Dante Barrone, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, foi palco para a maior e mais importante premiação entre os administradores públicos municipais gaúchos. O Prêmio Gestor Público, que chega a sua 11ª edição, premiou projetos que buscam ideias inovadoras e criativas, boas práticas administrativas e um maior desenvolvimento econômico e social nos município. Neste ano, o tema do prêmio é \"A educação muda você, você muda o mundo\". E neste sentido, Guaporé, que inscreveu o projeto \"Educação: investindo em ações para a cidadania plena\", da Secretaria Municipal de Educação, conquistou mais uma estatueta.

Entre os mais de 170 projetos inscritos neste ano o de Guaporé conquistou nota acima de 85 pontos e estava entre os favoritos a conquista do título máximo \"Prêmio Gestor Público Especial\", porém este reconhecimento coube a cidade de Erechim, com o projeto Todos na Escola - Respeito às Diferenças. A distinção recebida pela Secretaria da Educação de Guaporé, \"Troféu \"Prêmio Gestor Público\" encheu de orgulho a equipe da Secretaria da Educação que trabalhou forte na aplicação dele na rede municipal de ensino.

O evento é desenvolvido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco) e Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec), bem como, patrocínio do Banrisul e do governo do Estado, com apoio da Ajuris, da TVE, da ARI, da Famurs, do PGQP, da Assembleia Gaúcha e da Procempa.

O projeto guaporense

Em Guaporé, o projeto da Secretaria da Educação, o único inscrito nesta edição do Gestor Público por parte do Poder Público Municipal, tem como objetivo geral investir em ações que promovam o exercício de todos os direitos fundamentais inerentes ao ingresso e permanência da criança e do adolescente no ambiente escolar, contribuindo para o progresso social, respeitando as necessidades e expectativas da sociedade contemporânea.

Entre as didáticas específicas destacam-se a disponibilização de vagas na educação infantil para atendimento de creche e pré-escola; a garantia do direito de ingresso e permanência da criança e adolescente na escola; zerar o déficit de vagas na educação infantil para crianças em lista de espera; diminuir os índices de repetência e a evasão escolar; desenvolver conceitos sobre planejamento, currículo e avaliação no processo educacional inclusivo; entre outros.