21/09/2023 Gabinete do Prefeito

Governo Estadual reclassifica Guaporé, Dois Lajeados, Serafina Corrêa e São Valentim do Sul em estado de calamidade pública

Municípios permanecem com Nível 3 de desastre (grande intensidade, com mobilização e ação coordenada dos três níveis de governo)

Atingidos direta e indiretamente pelas fortes chuvas registradas no começo do mês de setembro, os municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Serafina Corrêa e São Valentim do Sul permanecem classificados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul com Nível 3 de desastre (grande intensidade, com mobilização e ação coordenada dos três níveis de governo). O Decreto 57.197, publicado na terceira edição do Diário Oficial do Estado, altera os decretos 57.177 e 57.178, que listavam quem estava nessa situação.

Estas cidades tiveram acessos municipais e estaduais (pontes) danificados pela força das águas dos Rios Carreiro, Guaporé e Taquari, o que prejudicará parcialmente a economia, bem como, dificultará o deslocamento para atendimentos nas áreas da saúde, assistência social, educação e escoamento da produção, especialmente oriundos dos agricultores. Há também destruição em lavouras e estradas vicinais. Danos humanos, materiais e ambientais, prejuízos econômicos e sociais, o que demandaram medidas ágeis para o enfrentamento.

Anta Gorda, Arvorezinha, Casca, Cotiporã, Montauri, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata e mais 55 municípios foram reclassificados como situação de emergência. Eles passam de grande intensidade para Nível 2 (desastre de média intensidade cuja normalidade pode ser restabelecida com recursos locais e complementados com o aporte dos demais entes federativos).

O Decreto 57.197 vigorará pelo prazo de 180 dias, retroagindo seus efeitos a 6 de setembro de 2023.

Em calamidade pública:

1. Arroio do Meio