Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
03/07/2021 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Ferrovia do Trigo: “Trem dos Vales” projeta 52 passeios comemorativos entre Guaporé e Muçum

Lançamento do projeto, que potencializará o turismo e a economia na Serra Gaúcha e nos Vales, contou com a presença do secretário Estadual Ronaldo Santini

 

 

A belíssima e encantadora Vinícola Gheller, localizada na Linha Quinta Pinheiro Machado, zona rural de Guaporé, recepcionou na tarde da sexta-feira, dia 2 de julho, autoridades estaduais, regionais, municipais, representantes de entidades, conselhos, empresários e agentes do turismo, meios de comunicação e comunidade para o lançamento da Edição 2021 do “Trem dos Vales”. O evento, organizado pela Administração Municipal, através da Secretaria de Turismo de Guaporé, é o ponto de partida para 52 passeios comemorativos pela Ferrovia do Trigo (EF-491) entre a “Capital da Hospitalidade” e Muçum, num trajeto encantador que passa por paisagens naturais deslumbrantes e obras de engenharia que impressionam pela magnitude.

Na oportunidade, com a presença do Secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, foram conhecidas as datas e horários das viagens, a forma de comercialização e o valor dos bilhetes. A venda iniciou-se na sexta e acontecerá até o dia 23 de agosto, somente para agências de turismo. Os passeios, com saída às 9h de Guaporé e 14h de Muçum, acontecerão nos meses de novembro e dezembro de 2021 e nos primeiros dias de janeiro de 2022 com expectativa do transporte de 25 mil visitantes.

A apresentação do lançamento do “Trem dos Vales”, uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) com apoio da Rumo Logística e dos municípios de Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa, ficou a cargo do secretário Geral de Governo e de Turismo, Cultura e Esporte de Guaporé, Odacir Toldi, que, ao lado do representante da ABPF Marlon Ilg e do presidente da Amturvales Leandro Arenhart, afirmou que há muito a ser explorado na Serra e nos Vales sendo o projeto, coordenado por Rafael Fontana, uma importante mola propulsora.

“Estamos, não só desenvolvendo e potencializando uma região que tem uma demanda turística represada, mas dando uma enorme importância à retomada econômica e oportunizando que novas pessoas consigam vencer na vida. A única certeza que temos é que turismo não se faz localmente. Precisamos do Cristo Protetor de Encantado, das culturas alemã, italiana e entre outros atrativos para o recebimento dos visitantes e o desenvolvimento das nossas comunidades. Como dizia o poeta: os turistas deixam um pouco de si e levam um pouco de nós”, destacou Toldi.

Leandro Arenhart, reeleito presidente da Amturvales, salientou que para o turismo acontecer, em especial o projeto “Trem dos Vales”, há necessidade de organização e muito trabalho coletivo.

“A nossa luta é para consolidarmos, a partir de 2022, os passeios pela Ferrovia do Trigo. Temos que trabalhar coletivamente, e isso tem ocorrido com muito empenho dos sete prefeitos, da ABPF, da Rumo Logística e da Amturvales, em busca deste maravilhoso produto, o retorno das viagens do Trem dos Vales. Só isso fará com que o turismo da região desponte. Acredito que seja o passeio ferroviário mais emocionante da América”.

Ao longo do percurso de 46 quilômetros entre Guaporé e Muçum os turistas são agraciados com belas paisagens naturais e apresentados aos 21 túneis e 17 viadutos, entre eles, o V-13 (considerado o maior da América do Sul), em Vespasiano Corrêa. Também os viadutos Pesseguinho e Mula Preta, em Dois Lajeados. O trajeto, segundo Marlon Ilg, vice-presidente da ABPF, é encantador.

“O Rio Grande do Sul tem a mais inteligente malha ferroviária criada no Brasil e nós queremos preservar essa história. Queremos nos instalar na Serra e nos Vales porque sabemos do potencial financeiro existente. Corremos atrás deste sonho e agarramos com todas as forças porque aqui tem pessoas boas e do bem. Os trens da ABPF estarão novamente aqui nos meses de novembro, dezembro e janeiro do ano que vem para proporcionar momentos ímpares de muita magia e emoção para os visitantes. Vamos aproveitar o que temos de melhor e o projeto Trem dos Vales é simplesmente encantador e apaixonante”, afirmou.

O prefeito Fabris afirmou que o “Trem dos Vales” proporcionará impactos gigantes e positivos para a economia da região, levando o nome de todas as cidades envolvidas mundo afora.

“Considero este momento, o lançamento do projeto Trem dos Vales, um dos mais importante da história na minha vida pública. Estamos aqui para somar. Somar com a ABPF. Somar com a Rumo. Somar com a Amturvales. Somar com os municípios da região. Município nenhum faz turismo sozinho. Tenho certeza que ninguém vai nos superar para fazer turismo, porque estamos comprometidos. Comprometidos para bem receber os turistas”.

Fabris complementou:

“Esse é um importante passo para a consolidação dos passeios de passageiros pela Ferrovia do Trigo. Todos nós devemos ter o compromisso de lutar pelo projeto Trem dos Vales. Potencializaremos o turismo não só da região, mas do Rio Grande do Sul”.

Ronaldo Santini, secretário de Turismo do RS, afirmou que o turismo nas regiões da Serra e dos Vales tem, com o projeto “Trem dos Vales”, a pujança e o empreendedorismo dos gestores municipais e a força das comunidades, condições de ser o mais exponente do solo gaúcho.

“Estou muito feliz em estar à frente da secretaria de Turismo para vivenciar esse momento. Nosso Estado é muito rico, é muito amplo. Temos riquezas históricas, culturais, museológicas, patrimoniais, gastronômicas que muitos países não dispõem. Mas é preciso acreditar: turismo não é uma prova de chegada, turismo é uma prova de resistência”.

O evento contou ainda com a participação do secretário Estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella. Ao término da solenidade, os convidados foram agraciados com os sabores da colônia italiana, com um saboroso café colonial.

 

Trem dos Vales 2021

Datas

Novembro/2021 - dias 6,7,13,14,15,19,20,21,27 e 28

Dezembro/2021 - 4,5,11,12,17,18,19,22,26,28,29 e 30

Janeiro /2022 - 2,7,8 e 9

 

Horários

Saída de Guaporé: 9h

Saída de Muçum: 14h

 

Venda de bilhetes

A venda dos bilhetes iniciou-se nesta sexta-feira e vai até o dia 23 de agosto somente para agências de turismo. As mesmas deverão acessar o site www.tremdosvales.com.br para fazer o cadastro, e receberão um e-mail com as políticas de venda. A partir do dia 24 de agosto, havendo disponibilidade de bilhetes, serão abertas as vendas para pessoas físicas diretamente no site. Para garantir seu bilhete logo, contate com sua agência de turismo.

 

Valor do bilhete

R$ 139,00 (o bilhete)

Outras Notícias