Família de descendência indígena participa de atividades na escola Mônica
O Dia do Índio é celebrado anualmente em 19 de abril no Brasil. Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.<br />\r\nAntes da chegada dos primeiros europeus em te...
O Dia do Índio é celebrado anualmente em 19 de abril no Brasil. Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.
\r\nAntes da chegada dos primeiros europeus em terras americanas, todos os países que formam este continente eram amplamente povoados por grandes nações indígenas. Infelizmente, a ganância e a crueldade fizeram com que muitas tribos fossem totalmente dizimadas e grande parte da cultura indígena fosse esquecida.
\r\nNa tentativa de preservar as tradições e identidade dos indígenas, o Dia do Índio surgiu para não deixar as novas gerações esquecerem das verdadeiras raízes que formam o povo brasileiro.
\r\nNeste dia especial, a Escola Municipal de Educação Infantil Mônica deixou sua contribuição. Várias atividades foram realizadas no educandário, desde a contação de histórias, músicas, comidas típicas, colares, pinturas, brinquedos...
\r\nO ponto mais relevante foi a presença da mãe da aluna Daniele Palhano, Ana Maiara Félix.
\r\nA família de Daniele é de origem indígena, descendentes da tribo Kaigang, e atualmente residem no Bairro São Cristóvão. Ana Maiara numa conversa informal com as crianças, relatou sobre costumes, alimentação e a cultura indígena.
\r\nA escola de Educação Infantil Mônica proporcionou esta atividade para valorizar a cultura indígena, uma forma de construir o respeito pela diversidade cultural desde a primeira infância.
\r\nConfira alguns momentos marcantes da valorização da diversidade cultural do Brasil.
\r\n