30/06/2021 Gabinete do Prefeito

Exército Brasileiro: Junta do Serviço Militar de Guaporé confirma prorrogação do prazo para o alistamento

Jovens, que completam 18 anos até 31 de dezembro, poderão se alistar até o dia 31 de agosto

O Governo Federal, através de Decreto n.º 10.731 assinado pelo presidente da República Jair Bolsonaro, prorrogou o prazo para que jovens, que completam 18 anos até o dia 31 de dezembro de 2021, efetuem o alistamento militar. O prazo final original terminava na quarta-feira, dia 30 de junho, porém, em função da pandemia da Covid-19, muitos municípios brasileiros seguem com a suspensão de atendimento ao público nas juntas de Serviço Militar.

Em Guaporé, a Junta do Serviço Militar (JSM), localizada no Centro Municipal Termignoni (antigo Curtume), conforme destaca a secretária Paula De Pauli, tem orientado os jovens nascidos em 2003 para que utilizem o endereço eletrônico alistamento.eb.mil.br ou no aplicativo “Exército Brasileiro” para efetuar a inscrição obrigatório.

“É simples e muito rápido para o jovem efetuar o alistamento militar. Ao fazer o cadastro no site, é preciso informar o número de CPF, endereço residencial, um e-mail válido e um número de celular para contato. Não há necessidade do deslocamento até a Junta Militar”, disse Paula.

Porém, destaca a secretária, os jovens que ainda não possuem CPF ou nasceram em anos anteriores a 2003 devem procurar o quanto antes a Junta de Serviço Militar para realizar o alistamento obrigatório até 31 de agosto.

“Estamos presentes das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h para auxiliar os jovens que, por ventura, não conseguirem efetuar o alistamento pelo site ou aplicativo. Quem não tiver acesso à plataforma digital pode nos procurar que estaremos dando todas as orientações necessárias para que não perca o prazo”, afirmou.

Paula fez um alerta:

“O jovem que não realizar o alistamento militar estará sujeito a multa e ficará em débito com o Serviço Militar. Assim, não poderá, por exemplo, obter ou renovar passaporte, inscrever-se em concurso público ou ingressar no serviço público, obter carteira profissional, assinar contrato ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino”.

Mais informações sobre a prorrogação do prazo e a documentação necessária para o alistamento militar podem ser obtidas na JSM pelo telefone (54) 3443.5854.

Alistamento Militar – Nascidos em 2003

Prazo: prorrogado até 31/08