26/05/2023 Gabinete do Prefeito

Exército Brasileiro: Emoção e orgulho marcam formatura de soldados guaporenses em São Gabriel

.

No último dia 20 de maio, 16  jovens guaporenses, sob comando do Tenente Coronel Rafael Farias, foram incorporados oficialmente ao serviço militar inicial no 6º Batalhão de Engenharia de Combate, de São Gabriel.

A solenidade, prestigiada pelas autoridades da Administração Municipal e familiares, incorporou jovens oriundos da cidade sede do 6º Batalhão e municípios da Serra Gaúcha, entre eles, Guaporé.
A atividade teve início com a entrada dos recrutas pelo Portão das Armas. Eles foram recepcionados pelos militares do efetivo profissional e familiares, marcando o início da jornada na “Caserna de Bravos”, como são conhecidas as antigas instalações do aquartelamento.
Na sequência, aconteceu a formatura geral, com a participação dos  soldados recém-incorporados. Os jovens ostentaram a farda verde-oliva. Familiares e amigos acompanharam o ato e tiveram a oportunidade de entregar o gorro camuflado aos afilhados.
Pela primeira vez, a Administração Municipal viabilizou, sem custos, o transporte dos familiares dos soldados guaporenses, para que pudessem prestigiar o momento solene. De acordo com Lei aprovada, fica o Município autorizado a custear despesas da Junta do Serviço Militar quando da realização da seleção anual de jovens para prestarem Serviço Miliar em São Gabriel ou outro Município que vier a ser definido pelo Exército Brasileiro. São despesas inerentes à alimentação e hospedagem de Oficiais e Praças Militares, locação de imóveis para alojamento e outras necessárias para realização da seleção. O Município também pode custear despesas de transporte rodoviário para deslocamento dos jovens para servir o Exército, e de familiares para participarem de eventos do Exército na mesma cidade.
“Foi uma conquista implementada através de Lei, que realmente fez a diferença para as famílias que puderam acompanhar seus filhos, seus irmãos, em um momento muito especial. Sentimos a gratidão de todos por este gesto”, disse a secretária da Junta do Serviço Militar (JSM), de Guaporé, Paula De Pauli.
No encerramento da formatura, os novos integrantes do Batalhão desfilaram pela primeira vez, já incorporados às subunidades, arrancando aplausos do público presente.
Confira algumas imagens da formatura dos soldados de Guaporé.