20/10/2023 Sec. da Saúde

ESF Bom Jesus em instalações modernas para atendimento à comunidade dos bairros Planalto, Saúde e Canecão

Nova estrutura conta com 13 salas e equipe de 15 profissionais. Enfermeira responsável técnica é Denise Ribeiro

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, inaugurou oficialmente as novas instalações da Unidade Básica Estratégia Saúde da Família (ESF) – Bom Jesus. A solenidade, com a presença do prefeito Valdir Carlos Fabris, vice-prefeito Adalberto Bastian, secretário Ronaldo Invernizzi e demais integrantes do Governo, vereadores das bancadas do PDT, MDB e PT, profissionais da saúde, servidores da municipalidade e comunidade, aconteceu na tarde da quarta-feira, dia 18 de outubro, em frente ao imóvel, localizado na rua Agilberto Maia – proximidades da praça Rosa Cela, no bairro Planalto.

Cuidar das pessoas, da cidade e projetar um futuro melhor para todos é a missão do Governo Fabris e Bastian. A saúde, é a base de todas as conquistas. Uma comunidade saudável prospera. Com investimentos que ultrapassam os 20% do orçamento municipal, quando o obrigatório é 15%, a Secretaria da Saúde investe em prevenção, profissionais qualificados, tecnologia de ponta e infraestrutura. Prova disso, é a entrega de um espaço onde o cuidado, o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de doenças acontece.

A nova estrutura do ESF Bom Jesus, que atende cerca de 1,26 mil famílias – total de 3,3 mil pessoas dos bairros Planalto, Nossa Senhora da Saúde e Canecão, é ampla, contando com: Sala de Vacinas; Recepção; Farmácia; Consultório Médico; Consultório Odontológico; Sala de Esterilização; Consultório de Enfermagem; Ambulatório; Sala de Triagem; Sala de Educação em Saúde; Copa; Centro de Material de Limpeza e Banheiros.

A equipe de profissionais, sob responsabilidade da enfermeira técnica Denise Ribeiro, é composta por seis Agentes Comunitários de Saúde (ACS), médica, enfermeira, dentista, auxiliar de consultório dentário, técnicas de enfermagem, recepcionista, atendente de farmácia e higienista. O atendimento aponta para melhoras significativas na cobertura vacinal aumento da atenção à mulher no pré-natal e puerpério, das atividades educativas, acompanhamento efetivo do crescimento e desenvolvimento infantil, de prevenção e promoção à saúde e serviço bucal.

Para o secretário Ronaldo, a experiência da equipe e o novo espaço proporcionaram maior conforto no atendimento aos munícipes.

“Esta foi uma obra muito importante e necessária. Tínhamos há tempo uma demanda muito grande com relação a quantidade de atendimentos, principalmente, odontológicos. Essa é uma região que está crescendo muito e precisávamos ter uma decisão importante e imediata nessa circunstância do espaço. Nós, da Secretária da Saúde estamos sempre atentos a essas mudanças que a comunidade precisa. Nós cuidamos das pessoas. Isso está acima de tudo na nossa administração”, disse.

O prefeito Fabris afirmou que o cuidar das pessoas e da cidade com a melhoria na infraestrutura dos espaços, como o ESF Bom Jesus, qualifica o atendimento a quem realmente necessita.

“O que nosso governo procura fazer, eu ao lado do Bastian, assim como os vereadores, é nunca medir esforços para investir em saúde. Sempre estamos fazendo o possível e até o impossível. Nós somos ‘obrigados’ a gastar 15% em saúde. Hoje nós já estamos investindo 22% e vamos chegar a 25% de investimentos na nossa saúde. A nossa obrigação é dar boas condições para os profissionais trabalharem e atenderem o nosso povo. Parabéns e muito obrigado aos médicos, enfermeiros, dentistas e a todo mundo que faz o dia a dia deste posto de saúde e faz o melhor para bem atender a nossa comunidade”, destacou.

Após o descerramento da fita, os presentes foram convidados a visitar as novas instalações e degustar de um coquetel servido pela equipe da Secretaria da Saúde.