07/08/2015 Sec. de Educação

Escola Municipal Maria Rosa Ferreira culmina projetos escolares

No dia 03 de Agosto, à noite, nas dependências do Centro de Convivência do Idoso, foi realizada a Culminância do projeto que a escola desenvolve em 2015 em conjunto com a Rede Municipal de Ensino: Guaporé- Todos Somos Responsáveis pela VIVACidade com o enfoque ao tema: Canções e Cantigas Populares, concomitante à Homenagem ao Dia dos Pais e à Comemoração da Semana da Família. Os alunos realizaram apresentações de músicas e coreografias e as turmas dos Berçários B1A e B1B apresentaram suas atividades desenvolvidas no cotidiano escolar através de imagens.
\r\nA musicalidade, como patrimônio cultural, é uma das manifestações mais espontâneas e naturais do ser humano. Desde as primeiras semanas, ainda no ventre, somos capazes de reconhecer os sons que nos dão prazer e reagir a eles, a começar pela batida ritmada do coração de nossas mães. A escola objetivou uma proposta diferenciada, abrindo espaço para todos os integrantes das famílias das crianças que quisessem participar do evento, pois além das apresentações, a escola priorizou a valorização da figura paterna e da família. Através dessa proposta, notou-se uma expressiva presença dos familiares.
\r\nDurante as apresentações, os alunos fizeram coreografias e cantaram músicas demonstrando espontaneidade, criatividade e vivacidade, encantando a todos os presentes. O grupo docente também fez uma apresentação que emocionou a todos.
\r\nNo evento, foi reforçada a importância do papel do pai, tanto para os filhos quanto para a família, bem como o seu grande valor na estruturação psíquica e no desenvolvimento social e cognitivo da criança. Também se destacou o quanto o núcleo familiar é importante como a célula original da vida social, espaço em que se trabalha os limites e exemplos, estrutura essencial para a construção de um adulto equilibrado e feliz.
\r\nAspirando cada dia mais o envolvimento entre as famílias e a escola, a Diretoria da ACPM, Direção, coordenação pedagógica e funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Rosa Ferreira agradecem a todos que nos prestigiaram com a sua presença, compartilhando momentos de muita emoção, aprendizados e alegrias.