06/07/2022 Sec. de Educação

Escola Municipal Gasparzinho desenvolve o projeto “Eu cuido, você cuida e juntos podemos fazer mais!”

Atividades lúdicas, que despertam na criança o interesse de preservar o planeta, estão sendo desenvolvidas

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, equipes diretivas e profissionais dos 10 educandários, desenvolve importantes ações que estimulam e despertam a consciência ecológica nas crianças, adolescentes e jovens. A contribuição de cada um na preservação do meio ambiente é essencial para garantir um futuro com qualidade e um mundo melhor aos educandos.

Na Escola Municipal de Educação Infantil Gaspazinho, localizada no bairro São José, o projeto “Eu cuido, você cuida e juntos podemos fazer mais, promove diversas atividades lúdicas que despertam na criança o interesse sobre a importância da preservação do planeta visto de vários prismas. Através das práticas, cada educando pode perceber seu papel como agente transformador do meio e reconhecer os efeitos de suas atitudes no mundo em que vivem.

“Iniciamos com o recolhimento de óleo saturado, tampinhas e garrafas plásticas para doação a reciclagem evitando que estes materiais tenham destinos impróprios. Incentivamos para que tenham uma alimentação saudável que é elencada a partir do cardápio escolar em que os produtos adquiridos pela Rede Municipal vêm especialmente do agronegócio, tendo o mínimo ou nenhum tipo de agrotóxico, processamento ou refinamento, sendo alimentos que podem ser consumidos sem receios e são produzidos de forma ecologicamente segura”, disseram as educadoras.

As crianças, dentro do projeto, ouviram atentamente as explicações sobre o processo de reciclagem, reaproveitamento do papel usado e utilização de folhas secas recolhidas no pátio e entorno da escola para dar uma textura especial à produção, do empresário Frontino Vieira. Convidado, ele aceitou prontamente o convite de contribuir voluntariamente com a proposta de transmitir conhecimento às crianças.

“Além de desenvolver a criatividade, estas atividades contribuem para a percepção de valores importantes sobre a preservação ambiental que são fundamentais na formação de cidadãos ecologicamente conscientes e a solidariedade com o outro a partir de pequenas práticas e gestos”, afirmaram as profissionais da educação.