79 alunos participaram do evento que é realizado anualmente desde 2010. Há dois anos, em virtude da pandemia da Covid-19, a competição não acontecia
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum, localizada no bairro Santo André, realizou para os alunos o tradicional Torneio de Xadrez. A competição, que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e aumenta o nível de concentração dos estudantes dentro das salas de aula – proporcionando assim maior aprendizado, integrou o projeto “Jogos para Vida”. As disputas aconteceram nas dependências do educandário e foram consideradas um sucesso pela equipe diretiva, profissionais de educação e servidores.
O Torneio de Xadrez, organizado pelas professoras Sandra Baggio (Educação Física) e Fabriele Braganholo (Arte), não baseia-se apenas na disputa entre os competidores para a consagração dos vencedores, mas sim, tem como propósito principal ensiná-los a confeccionar os jogos com materiais reutilizáveis para que depois possam utilizá-los para os seus verdadeiros fins.
O projeto acontece desde 2010 e, ao longo de 2020 e 2021, não pode ser realizado em virtude das medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Porém, as atividades e os ensinamentos para despertar habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões foram realizadas remotamente.
Neste ano, 79 alunos das séries iniciais (dos 3º aos 5º anos) e séries finais (dos 6º aos 9º anos) participaram do Torneio de Xadrez. A disputa foi no sistema mata-mata, ou seja, quem vencesse o duelo contra o colega oponente seguia em busca do título. O grande vencedor da categoria Séries Iniciais foi Íkaro Gomes Schmidt e da Séries Finais foi Yuri Lyan Ribeiro De Mello.
“Foram dois anos sem a realização do Torneio de Xadrez e, esse campeonato despertou a vontade deles de continuar aprendendo e jogando. O entusiasmo de vê-los competindo, principalmente os ‘pequenos’, empolgou a todos na escola. Acreditamos que em 2023 será ainda melhor”, disseram as professoras Sandra e Fabriele.
No educandário, conforme a diretora Ieda Bassani, diversos jogos são desenvolvidos pelos estudantes sob incentivo dos professores. É uma maneira deles aprenderem a vivenciar regras, ganharem e perderem, fortalecendo a autoestima.
Projeto “Jogos para Vida”
Torneio Xadrez
Alunos das Séries Iniciais
1º lugar - Íkaro Gomes Schmidt
2º lugar - Murilo Moreira Schuman
3º lugar - Andrew Dos Santos Silva Borges
4º lugar - Samuel Costa De Mello
Alunos das Séries Finais
1º lugar - Yuri Lyan Souza Ribeiro De Mello
2º lugar - Diogo Gabriel Machado
3º lugar - Ronei Carlos Pereira De Almeida Vivian
4º lugar - Luis Henrique Dos Santos Carvalho