Escola Municipal Dr. Jairo Brum é finalista do 3º Prêmio RBS Educação
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum, de Guaporé, é uma das finalistas de um dos mais importantes prêmios voltados à educação no Brasil. Com o projeto “Áudio Livro do Bem – da Escrita a Oratória”, desenvolvido pelo professor Francis...
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum, de Guaporé, é uma das finalistas de um dos mais importantes prêmios voltados à educação no Brasil. Com o projeto “Áudio Livro do Bem – da Escrita a Oratória”, desenvolvido pelo professor Francisco Paulo Rodrigues Mestre (Xyko Mestre) nas quintas séries A e B, o educandário foi escolhido entre os três melhores da Categoria Escolas Públicas (Rio Grande do Sul) no 3º Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo, organizado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Ao lado das Escolas Municipais Professor Anísio Teixeira, de Porto Alegre, e Arlindo Stringhini, de Canoas, a Escola de Guaporé estará concorrendo a prêmios que podem chegar a R$ 20 mil.
\r\nO projeto, inscrito para concorrer ao prêmio pelo educador Xyko Mestre, tem como objetivo utilizar os meios tecnológicos, através dos ensinamentos da arte musical, para o desenvolvimento da leitura e oralidade, bem como das relações interpessoais e inclusivas proporcionadas pelo projeto. A metodologia aplicada em sala de aula, segundo o educador, é bastante simples e tem o envolvimento de todos os estudantes.
\r\n“Em um primeiro momento, tivemos aulas no laboratório de informática para capacitação dos alunos a utilizarem o software AUDACITY1 e o aplicativo Power Point2. Após, buscamos junto às professoras das turmas de Pré e 1º ano, livros infantis que gostaríamos de trabalhar e a partir destes, em grupos, eles foram lidos, contextualizados, e gravados. Após a gravação com a voz dos alunos, foi incluída a trilha musical e efeitos sonoros para reforçar as cenas. Após audição crítica do trabalho, escaneamos as páginas do livro, montamos sob a forma de slides no Power Point e sincronizamos com o áudio gravado. Concluído o audiolivro, realizamos seções para apresentação às turmas de pré e 1º ano”, explicou Xyko Mestre.
\r\nO projeto, destacado como um dos melhores do concurso, é motivo de orgulho para a toda equipe da Escola Dr. Jairo Brum. A diretora Marta Rejane Pavoni Tramontina, afirmou que os gestores do educandário incentivam e apoiam as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola se voltem para o conhecimento e que tenham significado no cotidiano dos alunos.
\r\n“Ser indicado para o prêmio RBS nos trouxe alegria e satisfação, porque um trabalho foi reconhecido, o professor Xyko e os alunos do 5º Ano estão felizes e orgulhosos de verem seu trabalho sendo reconhecido por muitas pessoas. A leitura abriu e possibilitou novos horizontes, novos caminhos, e este é um grande incentivo aos nossos leitores. O Projeto Audiolivro do Bem contemplou as diversidades da escola, aumentando os níveis de leitura, incentivando o uso de novas tecnologias. A indicação ao Prêmio trouxe uma maior visibilidade para a comunidade guaporense e para, uma escola pública, que procura realizar projetos diferenciados, valorizando o potencial de cada aluno”.
\r\nNa última quinta-feira, dia 8 de outubro, a equipe da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, passou todo o dia na Escola filmando e gravando o projeto. Foram escolhidas várias histórias e as mesmas passaram a ter sons, a leitura ganhou um novo formato: um musical. A Secretária de Educação Valéria Nara Prestes de Oliveira salientou que o Município, em especial a Escola Dr. Jairo Brum, está de parabéns por estar entre os três finalistas do prêmio RBS de Educação. Isso demonstra que os recursos aplicados na melhoria das instalações físicas e na qualificação dos profissionais tem dado resultado.
\r\n“O projeto Áudio Livro do Bem, inscrito pelo professor Xyko Mestre, da Escola Jairo Brum é criativo e inovador. O envolvimento dos alunos, demais professores, direção e coordenação da escola foram visíveis e contagiantes. Como Secretária de Educação, me sinto feliz e a cada dia percebo que todo o trabalho desenvolvido com seriedade e comprometimento está frutificando. Os prêmios são resultado de muito trabalho. O fato de estarmos na final já nos torna vencedores. Parabéns Guaporé!”.
\r\n
\r\nO concurso
\r\nParticiparam do concurso 962 projetos de práticas de incentivo à leitura. Todos foram examinados por uma equipe de avaliadores formada por especialistas. Após a triagem, que selecionou 53 projetos, a comissão julgadora reuniu-se presencialmente para definir as iniciativas gaúchas e catarinenses que concorrem à premiação final. Destes foram escolhidos 16 nas categorias Escolas Públicas RS e SC, Escolas Privadas RS e SC, Jovens Protagonistas RS e SC. No mês de novembro, de 6 a 28, acontecerá a votação popular e o documentário da Escola Dr. Jairo Brum poderá ser visualizado e votado pela comunidade. Todos os vencedores serão conhecidos no dia 28 de novembro, data do evento de premiação, no auditório Araújo Viana, em Porto Alegre.