07/11/2022 Sec. de Educação

Escola Imaculada Conceição é campeã estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul

Meninos do Basquete Infantil venceram todos os jogos disputados e ergueram o troféu máximo. Meninas terminaram na quarta colocação

Aos gritos de “É campeão... É campeão...” e “Conceição é campeão... Conceição é campeão...”, os alunos/atletas e a comissão técnica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada Conceição foram recepcionados na tarde do domingo, dia 6 de novembro, no pórtico de acesso principal da cidade e desfilaram em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) pelas principais ruas da cidade. Das sacadas e janelas os aplausos da comunidade guaporense emocionaram os “pequenos” e “pequenas” que, ao longo de três dias, levaram o nome de Guaporé além fronteiras. A comemoração tinha um motivo mais do que especial. Os meninos haviam conquistado horas antes o título dos Jogos Escolares de Rio Grande do Sul (Jergs) na modalidade Basquete – Categoria Infantil. O evento, organizado pelo Governo Estadual, aconteceu em Farroupilha.

Sob comando do treinador Arthur Filippon, auxiliado por Henrique Moroni e pela professora de Educação Física Cássia Ortolan, os atletas André Lansoni Pandolfo, Lucas Strapassão, Carlos Eduardo Mulinari Pelizza, Nicolas Gottardo Teixeira, Gabriel Vigo, João Vitor Buzacchi Godinho, Murilo Portella da Silva Marchiori, Arhur Giordani, Vitor de Bona Rizzi e Carlos Eduardo Buzacchi Godinho venceram todos os adversários em Farroupilha. Na fase classificatória derrotaram as turmas das Escolas Érico Veríssimo de Sapiranga (2ª CRE) por 24x16 e Estadual de Ensino Fundamental Piratini de Charqueadas (12ª CRE) pelo placar de 26x2. Na semifinal, diante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris de Santa Rosa (17ª CRE), a vitória foi por 33x5. A decisão do título foi disputada contra a Escola Estadual de Ensino Médio Dom Hermeto de Uruguaiana (10ª CRE). Após sair atrás no marcador, a turma virou o placar e venceu por 23x14. O grito de “É campeão...” ecoou no Parque Cinquentenário.

As meninas Suelen Giaretta, Bianca Bresolin, Valentina Moreira, Ana Clara Campregher Baseggio, Raissa Camila Alba, Mariana Ortolan Furian, Julia Foppa, Heloisa Mulinari Pelizza e Luiza Locatelli, após uma sequência de partidas, concluíram a finalíssima do Jergs 2022 na quarta posição. O primeiro lugar ficou com a turma do Colégio Militar de Santa Maria (8ª CRE).

“Sempre acreditei no potencial dos meninos e das meninas. O título coroa o trabalho e a dedicação de um grande grupo. Só tenho que agradecer à Administração Municipal, à Secretaria de Educação, à direção da Escola Conceição e aos pais pelo incentivo ao basquete. Às pessoas que estiveram ao meu lado em todas as etapas e aos jogadores, meu muito obrigado por compartilhar momentos especiais. Tenho muito orgulho de cada um de vocês”, disse o técnico Arthur.

A participação da Escola Conceição, com os meninos e meninas na finalíssima do Jergs 2022, deve-se ao investimento que há tempos a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, tem realizado nas atividades esportivas. O basquete é uma das modalidades que mais ganhou adeptos.

“Para nós, que incentivamos a prática do esporte como forma de contribuir com o desenvolvimento humano das crianças e adolescentes, é um motivo de orgulho poder ver nossos meninos e meninas nos representarem tão bem em uma competição estadual. Só temos que agradecê-los e parabenizá-los pelo título dos meninos e pelo honroso quarto lugar das meninas. Vocês são e serão sempre nossos campeões”, disse a secretária da Educação Veridiana Maria Tonini.

A direção da Escola Conceição, ao recepcionar os atletas no pórtico e em frente ao educandário, afirmou que todos são vencedores e muito orgulharam a comunidade escolar e guaporense.

“Parabéns a todos os envolvidos, foi um belíssimo trabalho em equipe, são merecedores dessa conquista!

Com o título, a Escola Municipal Conceição garante participação na etapa nacional dos Jogos Escolares em 2023.