Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
23/11/2015 Sec. de Educação
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Escola Dr. Jairo Brum desenvolveu o projeto Construindo a Consciência Negra

Viajando no tempo, para o outro lado do Atlântico, sentindo o modo de vida e a diversidade dos povos africanos. Entender a origem das primeiras cidades urbanas brasileiras e refletir sobre o trabalho escravo ontem e hoje, repensar as heranças culturai...

Viajando no tempo, para o outro lado do Atlântico, sentindo o modo de vida e a diversidade dos povos africanos. Entender a origem das primeiras cidades urbanas brasileiras e refletir sobre o trabalho escravo ontem e hoje, repensar as heranças culturais africanas de várias formas: dança música, arte e literatura. Essa viagem só teve sentido porque alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum embarcaram na proposta: de buscar entender bem mais o porquê de um Brasil de tantas cores, tantos significados culturais, mas de uma só identidade: a identidade do povo brasileiro.
\r\n
\r\nO projeto do educandário foi desenvolvido por todos os alunos, no período de 19 de outubro a 20 de novembro de 2015, de forma interdisciplinar, fomentando a importância da presença do afrodescendente na formação da cultura brasileira e sua caminhada como cidadão presente, ativo e crítico de uma sociedade contemporânea, evidenciando especialmente o dia 20 de novembro como marco histórico e social da conscientização da diversidade racial vivida com respeito no ambiente escolar e na comunidade.
\r\n
\r\nNo encerramento do projeto no dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra, o educandário recebeu o senegalês Ousame Dembele, atualmente morando e trabalhando no município. Ele proferiu uma palestra sobre o movimento imigratório do século XXI.

Outras Notícias