22/02/2024

Encontro de formação dos profissionais em Guaporé é marcada por música e painel com o tema “Violência Doméstica e Educação”

Cerca de 500 participantes encantaram-se com a apresentação de Thomáz Lenz com o “Canto Piano” e ouviram atentamente às explicações da juíza Dra. Flávia Marciano Monteiro sobre prevenção às mulheres

As atividades dentro e fora das salas de aula foram iniciadas na Rede Pública Municipal de Guaporé. Crianças, adolescentes e jovens retornaram na segunda-feira, dia 19 de fevereiro, para mais um ano de muito estudo e aprendizado. Antes, profissionais da educação, entre eles, monitores, atendentes de “creche”, cozinheiras, secretárias, professores, equipes gestoras e técnicos do Núcleo de Apoio Educacional (NAE), participaram nos dias 14 e 15 de fevereiro, nas dependências do Clube União Guaporense, da abertura oficial do ano letivo 2024, o encontro de formação. O tema escolhido foi “Cidade Educadora: O desemparedamento da educação, novos caminhos para a construção do conhecimento”.

Na acolhida aos servidores, o prefeito Valdir Carlos Fabris, vice-prefeito Adalberto Bastian, secretária de Educação Veridiana Maria Tonini, além dos secretários da municipalidade e convidados. Foram dois dias de muito conhecimento, debates e discussões, troca de experiências e imersão com a música internacional e nacional através do projeto “Canto Piano”, de Thomáz Lenz e seu piano de acrílico. A juíza de direito da 2ª Vara Judicial da Comarca de Guaporé, Dra. Flávia Marciano Monteiro, que é colaboradora da Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul, formadora FAN, entre outras qualificações, apresentou o painel “Violência Doméstica e Educação”, mostrando dados estatísticos sobre a realidade no município. A temática tratada em sala de aula pelos profissionais.

Guaporé conquistou o selo de Cidade Educadora e assumiu, conforme Veridiana, o compromisso de elaborar ações de desenvolvimento sustentável e oferta de educação pública de qualidade. O tema insere a escola nos problemas sociais, projetando ações que envolvam reflexões e pesquisas que levem os alunos a transformarem sua realidade. Em sua fala, a secretária relembrou as conquistas dos Governo Fabris e Bastian na educação, ressaltando períodos difíceis que foram enfrentados com muito trabalho, união e investimentos.

Como a utopia nos faz caminhar, está sendo prazeroso e desafiador construirmos os primeiros alicerces de Cidade Educadora – está sendo tecida a muitas mãos e, certamente, uma aposta coletiva na obtenção do real significado. Uma cidade educadora não é uma marca, um prêmio, e sim, um compromisso que precisa ser construído por todos. No turbilhão diário de mais de 500 profissionais, quase três mil alunos, é possível afirmar que a Escola ainda é o lugar onde encontramos e vivenciamos as mais diferentes e ricas experiências – é o lugar das aprendizagens – tanto para as crianças, para estudantes, como para educadores e funcionários”, afirmou Veridiana que, emocionada, lembrou dos profissionais que se aposentaram e, de forma prematura e repentina, despediram-se das salas de aula e deixaram de contribuir com muito conhecimento. Aproveitou e parabenizou aos presentes, desejando um excelente ano letivo.

“Em nome da Secretaria de Educação, quero agradecer a cada um de vocês que constrói a educação pública da Rede Municipal de Ensino. Sigamos com responsabilidade, comprometimento e ética para cuidar, alfabetizar e ensinar – todos somos responsáveis”, disse.

Também se manifestaram durante o encontro de formação o prefeito Fabris e o vice-prefeito Bastian.