09/12/2020

Encanto e magia: Guaporé enfeita-se para celebrar o Natal

Decoração Natalina incentiva sentimento de esperança em comunidade

2020 foi um ano nunca imaginado. Um ano de pandemia que trouxe muitos desafios e também muitos aprendizados. Tudo precisou ser modificado e muitos encontros foram adiados. Para 2021, com a expectativa pela vacina contra a Covid-19, a esperança está presente em cada coração.

Esta esperança, este otimismo e este cuidado com o próximo ganham representações através do “Natal Arte Guaporé”, onde não serão possíveis encontros comunitários, mas será possível o encanto comunitário, através da decoração, cuidadosamente planejada pelo Poder Público, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.

Com as recomendações de distanciamento social e cuidados redobrados nos protocolos sanitários, o Natal será curtido em família e os passeios para fotos e registros da decoração são possíveis sempre sem aglomeração e usando máscaras. A beleza de cada detalhe pode ser percebida por quem percorre as ruas de Guaporé.

“Que todos os guaporenses possam celebrar o Natal e o final de ano com seus familiares e em segurança. Nós, do Poder Público, procuramos, com a decoração natalina rica em detalhes, proporcionar um encanto a mais neste ano tão difícil. Que tenhamos esperança de um mundo cada vez melhor. Saúde e paz para todos os munícipes”, destacou o prefeito Valdir Carlos Fabris.

A decoração natalina

O projeto para ampliar a decoração natalina, conforme Raquel Teixeira da Silva, foi planejado com antecedência, mesmo com as incertezas vividas no cenário gaúcho com a pandemia da Covid-19. Entre as primeiras medidas tomadas, destacaram-se a realização do “Natal Arte Dourado” sem shows musicais e a presença do “Bom Velhinho”.

“A tradicional árvore, com cerca de sete metros de altura e toda enfeitada, não poderia faltar e lá está, cada vez mais bela. Devido às restrições sanitárias e à impossibilidade de aglomerações, resolvemos cercar a ‘Casa do Papai Noel’ e colocar outros enfeites, todos construídos com materiais reutilizados. As crianças acompanhadas de pais e responsáveis terão acesso à parte interna do cercado”, disse a responsável pela decoração que informa que o acesso será controlado.

Bolas forradas de tecido de dois tamanhos, bolas lisas e com glíter (brilhantes), pacotes de presente, laços, bengalas, bonecos do Papai Noel, entre outros, fazem parte da decoração que toma conta da praça. A árvore ganhou novo “festão” – revestimento plástico na cor verde que cobre toda a estrutura. Raquel destaca que o pinheiro da rótula, no cruzamento das Avenidas Silvio Sanson e Monsenhor Scalabrini, continua. A decoração natalina passa por melhorias há meses. O encanto e a magia estão em cada peça preparada especialmente para proporcionar alegria para as famílias guaporenses e aquelas que irão passar o término do ano no município.

“A parte que mais chama atenção é o brilho proporcionado pelas mangueiras luminosas de LED nas árvores e nos prédios públicos. A comunidade nos pedia mais e, com a colaboração dos servidores da secretaria de Obras, conseguimos fazer um belo trabalho que pode ser visto por todos durante a noite. Iluminamos o Museu e a Biblioteca Municipal, prédios que foram recuperados pelo Poder Executivo e deram um charme a mais no encanto de Natal. A Casa da Cultura também recebeu novas mangueiras de LED e está radiante”.

Raquel afirma que a proposta para os próximos anos é distribuir a decoração do “Natal Arte Guaporé”, com a confecção de novos enfeites, para as praças e espaços públicos nos bairros mais afastados da área central.