EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Os alunos da EJA possuem inúmeros saberes já construídos ao longo da vida e buscam uma oportunidade para aumentar essa bagagem de conhecimentos e poder compreender melhor o mundo. <br />\r\nAnseiam o desenvolvimento pessoal, a melhoria profissional, e...
Os alunos da EJA possuem inúmeros saberes já construídos ao longo da vida e buscam uma oportunidade para aumentar essa bagagem de conhecimentos e poder compreender melhor o mundo.
\r\nAnseiam o desenvolvimento pessoal, a melhoria profissional, e /ou o ingresso no mercado de trabalho. Possuem uma bagagem de vida, origens, idade, vivências profissionais, ritmos de aprendizagem e estruturas de pensamentos muito diferentes.
\r\nO aluno adulto já tem família constituída, trabalho, conhecimento diferente do lar e da empresa que trabalha; na sala de aula é interessado, realiza suas atividades com muita dedicação e respeito ao professor, identifica-se o receio em perguntar, ler, questionar, e muitas vezes tem dificuldade de aprendizagem devido ao tempo longe dos estudos.
\r\nO aluno jovem vem desmotivado, cansado pelo dia de trabalho, apresenta dificuldade de concentração, alguns conversam bastante, e apresentam resistência em realizar as atividades da aula. Na nossa realidade alguns são encaminhados pelo Conselho Tutelar ou Promotoria.
\r\nEstes dois grupos distintos, frequentam o mesmo espaço de aprendizagem e necessitam de olhares diferenciados.
\r\nAssim, o professor necessita ser um profissional especial, capaz de atender num mesmo espaço e tempo, diferentes níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagens; capaz de identificar o potencial de cada aluno, valorizar os saberes e a bagagem cultural, pois uma prática de ensino pode ser eficiente para o adulto, mas ineficiente para o jovem e vice e versa.
\r\n
\r\n
\r\n O professor propõe então, discussões e diálogos onde o jovem ou o adulto compartilha sua experiência, a qual serve como ponto de partida para o saber mais; utiliza materiais e recursos didáticos condizentes com a realidade e a faixa etária de seu aluno; com aulas interativas, criativas, reflexivas, fáceis e participativas, propostas em diversos ambientes, com material diversificado, palestras, viagens, onde o aluno, aprende observando, experimentando, fazendo, tornando assim, a aprendizagem um processo prazeroso e eficaz.
\r\nO ambiente escolar é harmonioso, participativo, e prazeroso, facilitando ao máximo, o trabalho do professor. Prima pelo acolhimento aos alunos, pela valorização de cada um, pela atenção, pela escuta, pelo diálogo constante, pois, eles têm necessidade de falar e se faz necessário ouvi-los. Ao se estabelecer vínculos capazes de conquistá-los eles permanecem na escola e através da aprendizagem se tornam sujeitos ativos e participativos.
\r\n O poder público municipal investe na Educação de Jovens e Adultos oferecendo transporte escolar gratuito para todos os alunos, material escolar, merendeira e merenda de qualidade, além, dos profissionais para atender a demanda das séries finais; recentemente, em agosto de 2013, investiu na Alfabetização com a primeira turma, num total de 8 alunos alfabetizados.
\r\n
\r\nRedação e Foto: EMEF Dr. Jairo Brum