159 educadores da Rede Pública Municipal de Ensino, de Guaporé, estiveram participando da abertura do Congresso Internacional de Educação, realizado pela Universidade do Vale do Taquari (Univates)..
159 educadores da Rede Pública Municipal de Ensino, de Guaporé, estiveram participando da abertura do Congresso Internacional de Educação, realizado pela Universidade do Vale do Taquari (Univates). Com o tema “Desafios da escola na educação contemporânea: futuros possíveis da escola”, o evento, no Teatro da Univates, contou com a presença de 1.300 pessoas na noite da segunda-feira, dia 18 de fevereiro. O objetivo é promover espaços de reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas, que desencadeiam ações significativas no fazer escolar dos professores da Educação Básica.
“Buscamos ampliar o conhecimento dos nossos profissionais da educação. As atividades são extremamente importantes para que possamos repassar o aprendizado para os alunos, bem como ter uma visão de como pensamos a educação no mundo atual. A qualificação constante da nossa equipe é de fundamental importância para o crescimento de todos. Temos que estar em constante crescimento pois a escola do futuro está batendo a nossa porta”, destacou a secretária da Educação, Veridiana Maria Tonini.
Entre as palestrantes, destaque para a ensaísta e pesquisadora argentina Paula Sibilia, que descorreu sobre a temática “Os desafios da escola na educação contemporânea”. Paula é autora do livro “Rede ou Paredes – a escola em tempos de dispersão”. Profissionais da Univates e secretários de educação dos municípios do Vale do Taquari também se manifestaram durante a abertura do Congresso Internacional.
Conforme Veridiana, os profissionais da educação de Guaporé estarão realizando, ao longo dos meses de março a julho, cursos de educação continuada em diversas áreas de conhecimento em parceria com a Univates. Nos dias 26 e 27 de julho será oferecida uma programação que conta com painéis e grupos para apresentação de trabalhos. Também estão confirmadas palestras com o professor da John Perryn Primary School, de Londres, Ricardo Díaz Bernardo e o doutor Miguel Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais.