200 profissionais participaram das atividades que tinham como objetivo promover espaços de reflexão sobre as práticas pedagógicas nas escolas
O Poder Público, através da secretaria de Educação, proporcionou para 200 profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino atividades de qualificação e muito aprendizado. Os educadores, acompanhados da secretária Veridiana Maria Tonini e das Coordenadoras Pedagógicas, participaram ao longo de seis meses, divididos em dois períodos, do Congresso Internacional de Educação na Univates, em Lajeado, com o tema: Desafios da Escola na Educação Contemporânea – Futuro Possível da Escola.
A primeira etapa aconteceu no mês de fevereiro e a culminância do Congresso, que teve como objetivo promover espaços de reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas que desencadeiam ações significativas no fazer escolar dos professores da Educação Básica, ocorreu nos dias 26 e 27 de julho. A parte final culminou com conferências, rodas de conversas e painéis, completando as 40 horas da formação.
O evento contou no dia 26 com a palestra show de Thedy Corrêa, seguida pela conferência de Miguel Gonzalez Arroyo (UFMG), renomado estudioso da educação e defensor de uma escola integral que valoriza o pleno desenvolvimento dos alunos e a formação continuada dos professores. Além deles, Cris Vieira apresentou a temática “O Conceito de Professoralidade e a Educação do Futuro”. No dia 27, ocorreram rodas de conversas onde professores e gestores compartilharam práticas de ensino desenvolvidas nas escolas, resultando em mais de 280 boas experiências pedagógicas decorrentes das aprendizagens vivenciadas. Já na parte da tarde, painéis temáticos de professores e pesquisadores de diferentes universidades do estado versaram sobre assuntos que desafiam nossa prática pedagógica, como: “Educação Integral”; “Trabalho Docente e Saúde do Professor”; “Inclusão na Escola”; e “Possibilidades da Escola Contemporânea”.
O evento buscou oportunizar situações de estudo acerca de temas emergentes na escola contemporânea e também, incentivar a divulgação das reflexões e práticas docentes a partir do incentivo à produção de materiais técnicos. Assim, buscou-se promover encontros e perpetuar o aprender junto, acreditando sempre na beleza da convivência, da experiência, da interação, do contato e do que se aprende com o outro, acreditando na potência da aula e, acima de tudo, na educação que move, comove e melhora o mundo.