12/06/2013 Sec. de Educação

Educação Municipal Participa de mais uma etapa da Conferência Nacional de Educação

Etapa intermunicipal aconteceu na sexta-feira, 07 de junho, na cidade de Nova Prata<br><br><br><br>A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam particip...

A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

Convocada pela PORTARIA N.º 1.410, de 03 de dezembro de 2012, a CONAE/2014 possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas que subsidiará a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

A CONAE/2014 é precedida por etapas preparatórias, compreendidas em conferências livres e conferências ordinárias municipais e/ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal, sendo todas estas atividades realizadas até o final de 2013. O objetivo é garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. Nesses eventos, portanto, os espaços de discussão são abertos à colaboração de todos - profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros.

Assim, por meio da CONAE de 2014, o Fórum Nacional de Educação (FNE) e o MEC buscam garantir espaço democrático de construção da qualidade social da Educação Pública.

Seguindo este cronograma, alem de ter participação ativa neste programa federal, Guaporé, através da Secretaria Municipal de Educação e representantes de diversos segmentos sociais, também participam e se engajam nas propostas apresentadas.

Na sexta-feira, 07 de junho, a cidade participou da etapa intermunicipal do CONAE 2014, ocorrida na cidade de Nova Prata. Este encontro debateu diversas pautas e teve por objetivo:

oAcompanhar e avaliar as deliberações da Conferência Nacional de Educação/2010, verificando seu impacto e procedendo às atualizações necessárias para a elaboração da política nacional de educação.

oAvaliar a tramitação e a implementação do Plano Nacional de Educação na articulação do sistema nacional de educação (SNE) e no desenvolvimento das políticas públicas educacionais.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, participar do CONAE 2014 é um passo fundamental para o desenvolvimento e crescimento da educação guaporense, pois se trata de um programa que engrandece e ajuda no bom desenvolvimento social e digno do cidadão.

A segunda edição da CONAE será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, e terá como tema central, conforme prevê o DOCUMENTO-REFERÊNCIA, O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.