Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
06/05/2015 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Detectada a presença do mosquito Aedes aegypti em Guaporé

Guaporé está em alerta. Agentes de combate à dengue do Município de Guaporé, em monitoramento de rotina no dia 16 de abril de 2015, contando com a colaboração de populares, coletaram um mosquito adulto na Estrada RS 129, próximo ao trevo da Linha 5ª P...

Guaporé está em alerta. Agentes de combate à dengue do Município de Guaporé, em monitoramento de rotina no dia 16 de abril de 2015, contando com a colaboração de populares, coletaram um mosquito adulto na Estrada RS 129, próximo ao trevo da Linha 5ª Peruzzo. O mosquito foi encaminhado para o Laboratório de Análises do Estado, e no dia 04 de maio de 2015, o Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental recebeu informação confirmando se tratar de uma fêmea adulta do mosquito Aedes aegypti. Posteriormente, nas proximidades de onde foi encontrado o mosquito, foram coletadas diversas larvas de mosquito, que foram encaminhadas e aguardam análise pelo Laboratório Estadual.
\r\n
\r\nA partir da detecção do foco, os funcionários da Secretaria Municipal da Saúde irão atuar em um raio de 300 metros do local onde as larvas foram encontradas, fazendo varreduras em todas casas e terrenos baldios, orientando os moradores de residências e estabelecimentos que reúnem as condições propícias à presença do mosquito transmissor da dengue, sobre os procedimentos que devem ser adotados e os cuidados que devem ser tomados para evitar a presença do vetor.
\r\n
\r\nPara evitar a disseminação do mosquito, o Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental orienta para que, desde já, toda a população de Guaporé tome medidas para evitar que o foco se alastre. O mosquito adulto vive aproximadamente 30 dias, e ele necessita de água parada para se multiplicar. Caso não existam locais com água parada, o mosquito não vai se reproduzir e consequentemente, o foco será eliminado.
\r\n
\r\nPortanto, vale a pena conferir os depósitos de água como piscinas desativadas, pneus velhos, caixas de água e tambores sem tampa, pratos de vasos de plantas, garrafas abertas, o pote de água dos animais de estimação, calhas entupidas, ralos e lixo acumulado. Todos estes locais podem servir de criadouro para os mosquitos e devem ser monitorados ou eliminados.
\r\n
\r\nA larva do mosquito da dengue se desenvolve na água parada, e depois vira mosquito. Se não tem água parada, não tem mosquito. Se não tem mosquito, não tem dengue. A prevenção é a melhor ação. Faça sua parte e juntos vamos evitar uma epidemia.

Outras Notícias