Desperdício de remédios prejudica o atendimento à população
A crise que o Brasil atravessa prejudica um dos pontos mais frágeis da população: a saúde. O atraso no repasse de recursos estaduais e federais para os municípios exige grandes malabarismos das prefeituras e muita responsabilidade com recursos para qu...
A crise que o Brasil atravessa prejudica um dos pontos mais frágeis da população: a saúde. O atraso no repasse de recursos estaduais e federais para os municípios exige grandes malabarismos das prefeituras e muita responsabilidade com recursos para que os programas possam ser mantidos e o atendimento qualificado.
\r\nEm contrapartida, cabe a cada cidadão o uso dos serviços de saúde com consciência, responsabilidade, respeitando as prioridades, sabendo que economizar e consumir com consciência é o único caminho para que o Poder Público e a comunidade possam oferecer e usufruir serviços de qualidade.
\r\n“Enfrentamos dificuldades com a entrega de medicamentos em nossas unidades de saúde. Mesmo comprados e pagos, ainda assim esperamos por semanas a normalização das nossas farmácias. Entendemos perfeitamente a reivindicação da comunidade, que precisa dos remédios para manter a saúde e os tratamentos. Estamos de forma constante cobrando dos fornecedores, pressionando para o respeito aos prazos. Por outro lado, muitas vezes nos deparamos com situações que nos entristecem e demonstram que nem todas as pessoas têm consciência do quanto um remédio é importante e custa caro”, desabafa o vice prefeito e secretário da Saúde Adalberto Bastian.
\r\nBastian refere-se a casos muito comuns do desperdício de remédios por alguns usuários do SUS. Uma sacola repleta de medicamentos vencidos, com cartelas recortadas e algumas caixas cheias de remédios foi encontrada em uma residência, após o falecimento de uma senhora que era acompanhada pelos profissionais da saúde.
\r\n“Não sabemos afirmar porque tanto remédio estava estocado e escondido. Provavelmente ela negava-se a tomar. Mas é uma ilustração clara do que acontece muitas vezes. Enquanto alguns precisam dos medicamentos e temos dificuldades em atender, outros desperdiçam e descartam os remédios, sem pensar no próximo”afirma.
\r\nDoação
\r\nTodas as unidades de saúde de Guaporé possuem caixas bem visíveis à comunidade para a doação de remédios em bom estado de conservação e dentro dos prazos de validade. Muitas vezes os tratamentos têm dias reduzidos e as cartelas que sobram dos remédios são descartadas. A doação existe justamente para que possam ser repassados a pessoas que necessitam, evitando gastos e proporcionando uso consciente. No caso dos remédios encontrados, foram descartados por encontrarem-se vencidos.
\r\n
\r\nNa foto:
\r\nRemédios que precisaram ser descartados por estarem com prazo vencido.
\r\n