v
23/10/2024

Defesa Civil e Inmet alertam para risco meteorológico no Rio Grande do Sul

Previsões indicam vento forte e instabilidade ligados à formação de um ciclone extratropical

A Defesa Civil do Estado e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicaram na manhã da quarta-feira, dia 23 de outubro, alertas de risco meteorológico para diversas regiões do Rio Grande do Sul. Entre os pontos que há possibilidade de vento forte, chuvas de moderadas a forte e instabilidade ligados à formação de um ciclone extratropical está a Serra Gaúcha. O fenômeno será acompanhado de descargas elétricas, queda de granizo e temporais isolados.

Já na quinta-feira, dia 24, o sistema de baixa pressão se tornará ainda mais intenso, formando um ciclone extratropical que, em combinação com uma frente fria, trará chuvas fortes, com acumulados entre 30 e 60 milímetros (mm)/dia e ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos e constantes de 60 a 100 km/h. Há também risco de granizo e tempestades mais severas. Na sexta, dia 25, com o afastamento do ciclone, haverá a diminuição da intensidade das condições severas. No entanto, os ventos permanecerão fortes no início do dia, perdendo força gradualmente ao longo do período.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil Municipal (COMPDEC), de Guaporé, continua monitorando as condições do tempo e manterá a população informada. Rafael Pissetti, coordenador da COMPDEC, recomenda que os moradores fiquem atentos, principalmente aqueles que residente nas proximidades do Arroio Barracão e perto dos rios. Em caso de dúvidas e emergências, entre em contato pelo telefone/whatsApp (54) 9.9922-2890 (Defesa Civil Municipal) ou com o 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.