23/04/2015 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Curso de Gastronomia contou com 31 participantes

O Poder Público Municipal de Guaporé, em parceria com a Associação de Turismo da Serra (Atuaserra), realizou entre os dias 6 e 8 de abril em Guaporé, o curso de “Gastronomia com foco na inovação”. As atividades, teóricas e práticas, foram realizadas no Restaurante Sobrado pela instrutora Janete Canello. 31 participantes, maioria de pessoas que já trabalham no ramo da alimentação, buscaram qualificação profissional e novas técnicas para o preparo dos alimentos de forma mais saudável e dentro dos padrões exigidos pelos consumidores.
\r\nA Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico, de Guaporé, Luciane Faccio, afirmou que a Administração Municipal não tem medido esforços para trazer ao município cursos que venham ao encontro da população, que cada vez mais está em busca de qualificação para bem atender à comunidade e aos visitantes.
\r\n“Queremos ser uma cidade turística e para isso necessitamos qualificar as pessoas para bem receber os visitantes. O curso de gastronomia, que ofertamos juntamente com a Atuaserra, é uma oportunidade para que possamos qualificar a mão de obra dos estabelecimentos comerciais que trabalham no setor gastronômico. Este é o primeiro de muitos cursos que vamos trazer para Guaporé”, afirmou.
\r\nAs primeiras atividades foram direcionadas para o sentido mais amplo da gastronomia, como história (pré-história, idade antiga, média e moderna) e também a cultura na alimentação da população brasileira. Janete apresentou “cases” de sucesso de renomados chefs de cozinha. Entre os destaques, Alex Atala e Roberta Sudbrack.
\r\n“Gastronomia é a combinação da tradição com a criação. O sabor do prato está ligado à terra, a exploração dos produtos da região e das estações, com oportunidade de investir, renovar e experimentar. A cozinha é um traço marcante na cultura de um povo: retrata características físicas do local onde se vive, sua formação étnica, crenças religiosas e políticas”, destacou aos participantes.
\r\nSegundo Janete, o consumidor busca experiência e não apenas alimentação em si.
\r\n“A qualidade dos produtos e o atendimento aos clientes, continua sendo fundamental, mas não é suficiente, é necessário ampliar com ações e projetos inovadores e que nem sempre requerem grandes investimentos de capital”, salientou.
\r\nAo longo das atividades propostas, os participantes, supervisionados pela instrutora, puderam “meter a mão na massa”, literalmente. Inúmeros pratos inovadores, com destaque para o que a comunidade tem a oferecer em produtos alimentícios, foram preparados. O resultado deu água na boca de quem acompanhou a atividade no estabelecimento comercial.