19/07/2021 Sec. de Educação

Crianças da Rede Pública Municipal doam resíduos recicláveis para ações solidárias

Material arrecadado foi entregue para a Liga Feminina de Combate ao Câncer, para a voluntária Ana Celso Redante e para a batalhadora Dona Eva

A Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou ao longo do mês de junho uma série de ações educativas para incentivar a prática e atitudes voltadas à preservação da natureza. A valorização de todos os recursos naturais é fundamental para que possamos ter qualidade de vida. A programação, direcionada à comunidade guaporense, destacou-se na Rede Municipal de Ensino. Equipes diretivas, educadores e educandos promoveram atividades voltadas à uma cidade mais inteligente, sustentável e solidária.

Nas Escolas de Educação Infantil Rosa dos Ventos (bairro São Cristóvão) e na de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum (bairro Santo André), professores incentivaram os alunos e seus familiares a recolherem tampinhas e garrafas plásticas, bem como latas e lacres de alumínio. Todo o material foi repassado para a moradora Ana Redante Celso. A voluntária, há cerca de dois anos, arrecada resíduos recicláveis e, posteriormente, comercializa e repassa o valor para a Liga Feminina de Combate ao Câncer e auxilia crianças com Atrofia Muscular Espinhal (AME) ou que necessitam de recursos para aquisições de medicamentos.

“Obrigada aos pais das crianças pelo incentivo de ajudar. Gratidão às equipes das Escolas Rosa dos Ventos e Dr. Jairo Brum que realizaram as ações de conscientização ambiental. Um agradecimento especial para todos que, com o pouco que doaram, farão a diferença na vida de quem está necessitando”, disse Ana.

Na Escola de Educação Infantil Maria Rosa Ferreira (bairro Planalto) professores propuseram aos alunos a doação de tampinhas e a ação foi um sucesso. Todo o material arrecadado foi entregue para a Liga Feminina de Combate ao Câncer. As tampinhas foram recebidas pela presidente Luli Marca que agradeceu o empenho de todos.

“Sem palavras para descrever a emoção de estar recebendo esses donativos das crianças. Vocês são o futuro da nossa cidade e, pela educação repassada pelos professores, serão cidadãos comprometidos com o próximo”, disse.

Mais tampinhas serão entregues para a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Como parte do trabalho de proteger e preservar o meio ambiente a Escola de Educação Infantil Gasparzinho lançou a campanha “Tampinhas do Amor”. As educadoras utilizaram o material de estratégia pedagógica para ensinar as crianças os conceitos de seriação, tamanho, cores, quantidades, contagem e formas. A participação das famílias foi de suma importância para o sucesso e o alcance dos objetivos de consciência ecológica, reciclagem, solidariedade e aprendizado.

A Escola de Educação Infantil Mônica (bairro São Cristóvão) propôs para a comunidade escolar a arrecadação de latas de alumínio e embalagens plásticas. Semanalmente as famílias enviam os materiais para a escola, que separa adequadamente e fornece o material para a Sra. Eva, moradora do bairro. Com 71 anos ela segue trabalhando na coleta e revenda dos materiais, auxiliando a renda e o sustento da família. Dona Eva é exemplo de força e determinação.

A secretária de Educação, Veridiana Maria Tonini, parabeniza o envolvimento de Ana Celso Redante na ação solidária de ajudar o próximo, como também a direção, profissionais da educação, alunos e familiares pelas arrecadações.

“Somente com a educação vamos conseguir transformar o mundo para melhor. Todos estão de parabéns. Como é lindo ver o envolvimento para que possamos melhorar o meio ambiente e consequentemente, diante das doações, ajudar quem está passando por problemas relacionados à saúde. Gratidão e muito obrigada a todos”.