Alunos dos 8ºs anos das escolas Alexandre Bacchi, Imaculada Conceição, Dr. Jairo Brum e Zaida Zanon
Inserido no projeto base da Secretaria de Educação – “Cidade Educadora: O desemparedamento da Educação”, o “Bem Viver”, realizado desde 2019 nas escolas da Rede Municipal de Ensino com educadores, gestores e estudantes, tem como objetivo promover ações educativas na construção de uma cultura de não-violência, através de oficinas de mediação de conflitos, prevenção ao bullying (Lei nº13.185/2016) através de metodologias de Educação para uma Cultura de Paz (Lei nº9.394), promoção dos direitos humanos e desenvolvimento das inteligências. Na conclusão de mais um ano letivo, estudantes dos 8ºs anos das Escolas de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, Imaculada Conceição, Dr. Jairo Brum e Zaida Zanon, após uma jornada de muito aprendizado em 2023, receberam os certificados de conclusão.
A entrega aconteceu durante as atividades em sala de aula e contou com a participação profissionais da educação envolvidos com o projeto “Bem Viver”. Ao longo do ano, foram realizadas trocas de experiências, vivências, relações de amorosidade, de respeito com o outro, com a natureza e com o lúdico, compreendendo como primordial investir nas relações interpessoais dos educadores e gestores, propiciando construção de espaços para valorização da comunicação e conhecimento entre os participantes.
As mediações pedagógicas valorizam a horizontalidade das competências socioemocionais, pois são instrumentos ricos na busca do autoconhecimento, da disciplina no espaço escolar e consequentemente com os familiares e com a comunidade.
“É com muita alegria que concluímos mais um ano de atividades do projeto ‘Bem Viver’. Certificamos dezenas de estudantes das escolas de ensino fundamental e estamos orgulhosos dos resultados obtidos. Há uma construção sólida de cidadãos conscientes com o homem e com um ambiente sustentável e solidário”, disse Veridiana.
O projeto “Bem Viver”, que desenvolve ações educativas na construção de uma cultura de não-violência nas escolas, pela sua importância no desenvolvimento de cidadão de bem, chegou a ser condecorado em 2022, na categoria “Direitos Humanos”, no 4º Prêmio Boas Práticas de Gestão Pública Municipal pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).