22/02/2024 Sec. do Meio Ambiente

Corsan/Aegea anuncia plano de ação e investimentos para Guaporé

Nos próximos dez anos, empresa deverá aplicar mais de R$ 80 milhões no saneamento básico e melhorar o abastecimento e a distribuição de água no município

A Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente, realizou um encontro na terça-feira, dia 20 de fevereiro, para que a comunidade pudesse verificar o plano de ação e investimentos que a Corsan/Aegea tem para Guaporé. A proposta da empresa é aplicar mais de R$ 80 milhões na universalização dos serviços de esgotamento sanitário, revitalização e manutenção do sistema de abastecimento de água potável para as cerca de 10 mil economias ao longo dos próximos 10 anos. O evento, com a presença de aproximadamente 80 pessoas, aconteceu no auditório da Casa da Cultura.

Na oportunidade estiveram presentes o prefeito Valdir Carlos Fabris, vice-prefeito Adalberto Bastian, secretária de Meio Ambiente Monia Zampeze, além do relações institucionais da Corsan/Aegea César Faccioli, diretor do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) Rudimar Caberlon, diretor de normatização da Agesan Vagner Gerhardt Mâncio, coordenadora de normatização da Agesan Valéria Vaz, ouvidora da Agesan Natália Schierhold, além, de forma virtual, do diretor da Agesan Demétrius Jung Gonzales e Superintendente da Corsan/Aegea Lutero Cassol. Participaram ainda secretários e servidores da municipalidade, representantes de entidades, empresários e imprensa.

“Explanação muito importante porque está sendo apresentado à comunidade o que realmente será realizado nos próximos dez anos. A continuidade do contrato com a Corsan/Aegea, no qual a decisão foi definida em conjunto com os outros 25 municípios que compõem o Cisga, é uma conquista para todos nós. Sozinho, o Município não teria o poder de investimento para cumprir com a obrigação do Marco Regulatório. O plano de trabalho da empresa será entregue ao longo de 2023 e a comunidade, assim como os futuros gestores municipais, poderão cobrá-lo”, disse Fabris.

Com a conversão do contrato de programa em contrato de concessão, Guaporé, através do plano de ação da Corsan/Aegea, garantirá os investimentos necessários para o cumprimento da universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário até 2033, obrigação municipal definida por lei.

“Assumimos o compromisso com metas intermediárias e finais, isso está na minuta encaminhada para o Governo Municipal, de basicamente de três diretrizes: água, esgoto e redução de perdas. Para que tenham uma ideia, o município sairá de 0% de saneamento básico (esgoto) para 90% em nove anos”, disse Faccioli.

O contrato inclui, além da extensão do prazo da prestação de serviços da Corsan/Aegea, metas quantitativas de não intermitência do abastecimento, de redução de perdas e de melhoria dos processos de tratamento.

Ações da Corsan/Aegea

Entre as ações realizadas pela Corsan/Aegea destacam-se a construção de uma nova adutora de água bruta com investimentos de R$ 7 milhões e, para redução de perdas de água potável, a substituição de oito mil metros de tubulação nas áreas principais, onde o índice de vazamentos/rompimentos de rede era muito grande. O valor investido superou os R$ 2 milhões. Estão previstos investimentos para melhor garantia no abastecimento no município com a perfuração de dois poços em locais estratégicos (pontos altos e distantes) e a substituição de todo o sistema de bombeamento de água bruta.

No encontro, a Corsan/Aegea, se comprometeu a recuperar as vias urbanas danificadas durante a substituição da rede de distribuição de água em 2023.