20/04/2022 Sec. da Saúde

Contra o Aedes Aegypti: Vigilâncias em Saúde, Secretarias de Meio Ambiente e Obras realizarão mutirão de limpeza

Objetivo é conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Guaporé contabiliza 37 casos de dengue em 2022

A Administração Municipal, através das Secretarias de Saúde – Vigilâncias em Saúde, Meio Ambiente e Obras/Viação, prepara uma ofensiva para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Com 37 casos confirmados de dengue e 125 notificações, o município é o que mais registrou a doença entre os 49 pertencentes a 5ª Coordenadoria Regional em Saúde (5ª CRS) de Caxias do Sul. Na sequência vem as cidades de Nova Bassano com 29 casos e Canela com 16.

Na manhã da quarta-feira, dia 20 de abril, fiscais da Vigilância Sanitária e Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, servidores da Secretaria de Obras e Viação e Agentes Comunitários de Saúde estiveram reunidos para organizar um mutirão de limpeza em pontos específicos. Mapeados, os locais apresentam grande quantidade de resíduos e são “pratos cheios” para o acúmulo de água e a formação de criadouros para as larvas do Aedes Aegyti.

“Como ação emergencial será organizado um mutirão de limpeza. Esta irá ocorrer por micro áreas e a população será orientada sobre o descarte dos resíduos pelos Agentes Comunitários de Saúde. O mutirão deve seguir rigorosamente o cronograma das micro áreas para que a destinação dos resíduos coletados ocorra de forma ordenada e correta. O cronograma será divulgado após o teste com a primeira micro área selecionada, que é localizada no Bairro Nossa Senhora da Paz (Promorar)”, disseram os fiscais e técnicos envolvidos no mutirão.

A atividade no bairro Nossa Senhora da Paz está prevista para acontecer na próxima semana.